FRAQUINHO: Relatório da “CPI da Saúde” aponta irregularidades, mas é um “caldo de bila”

- por
  • Compartilhe:

Qualquer leitor que tenha acompanhado atentamente a exposição dos fatos relativos ao caos na saúde pública do município de Quixadá no último ano, poderia facilmente chegar às mesmas conclusões a que chegaram os membros da CPI da Saúde.

De fato, o relatório conclusivo da CPI, que foi apresentado em sessão extraordinária da Câmara Municipal na noite desta segunda-feira, 04, não trouxe nada de novo, nada que a mídia já não tivesse divulgado.

Apesar do acima, a CPI não deixou de apontar diversas irregularidades, mapeando algumas condutas e sugerindo punições, através da citação das leis infringidas.

Quanto ao prefeito João Hudson, ele jamais é considerado no relatório como tendo qualquer medida de responsabilidade, apesar de ser o prefeito. A impressão que se tem é a de que o chefe do executivo quixadaense foi completamente blindado. Quando condena o que chamou de Ingerência Administrativa no que pertine a aquisição de medicamentos e materiais médico-hospitalares, a CPI aponta como responsáveis apenas “os gestores que passaram pela pasta da Saúde”, blindando, assim, o chefe do executivo.

Sob diversos pontos de vista, trata-se de um relatório “fraquinho”, pois “esqueceu” de verificar numerosos problemas associados à pasta da saúde mas, apesar disso, o relatório deverá dar subsídios para uma atuação mais enérgica por parte do  Ministério Público, a quem será encaminhado. Na verdade, o MP já solicitou todo o material relacionado com a investigação.

NOME DAS PESSOAS QUE PRESTARAM DEPOIMENTO:

  • JOSÉ ILÁRIO GONÇALVES MARQUES – PREFEITO 2004-2008
  • RÔMULO NEPOMUCENO BEZERRA CARNEIRO –PREFEITO 2009-2012
  • AIDA MAGALHÃES GOMES EHBRECHT –SECRETARIA DE SAÚDE (AGOSTO/13-FEV/14)
  • LÍVIA MARA BEZERRA – SECRETARIA DE SAÚDE (JAN/13-JUL/13)
  • MARIANA FERREIRA CAVALCANTE – DIRETORA DA UPA
  • FRANCISCO DANIEL RODRIGUES DA SILVA– PRESIDENTE DO CONSELHO DE SAÚDE
  • ELIANE LELPO DE ASSIS – RESPONSÁVEL PELA DINAMICA – COOPERATIVA
  • FRANCIANE PINTO DE SOUZA – ESPECIALIDADES MÉDICAS
  • HELMA BRITO DE OLIVEIRA– ALMOXARIFADO
  • CHARLES MICHEL VASCONCELOS XIMENES – DIRETOR EUDÁSIO BARROSO.

Dois dos intimados apresentaram atestados médicos e deixaram de depôr: Ana Silvia Alencar, diretora do hospital Eudásio Barroso e João Hudson Rodrigues Bezerra, prefeito municipal. De acordo com a relatora Ivana Magalhães, no relatório que será entregue ao MP haverá a sugestão para que eles sejam ouvidos.

ACUSAÇÕES CONTRA TRÊS PESSOAS

A ex-secretária de saúde, Lívia Mara Bezerra, foi acusada de peculato e usurpação de função pública, bem como de ter participado do superfaturamento na compra de um gerador de energia para o hospital Eudásio Barroso.

Os ex-prefeitos Ilário Marques e Rômulo Carneiro foram acusados de negligência no trato da coisa pública, o que teria trazido prejuízo aos interesses financeiros do município.

A CPI citou a legislação para sugerir a aplicação de nota de improbidade administrativa aos três.

RECOMENDAÇÕES FINAIS DO RELATÓRIO

  • Realização de Procedimento Licitatório para Aquisição de insumos médicos hospitalares, no prazo máximo para abertura de 15(quinze) dias;
  • Realização de Concurso Público para provimento de vagas de Profissionais de Saúde, pelo menos, até o limite de complementaridade previsto na Constituição federal;
  • Cancelamento do contrato com a Cooperativa Dinamica, contudo, que seja realizado novo procedimento licitatório para contratação de entidade sem fins lucrativos na forma prevista em lei especial;
  • Pagamento imediato dos valores referentes ao Repasse da Maternidade Jesus, Maria e José, por não subsistirem motivos para o atraso.

 

Por ter se escusado de tratar temas caros aos interesses da população e, principalmente, por não ter ouvido o prefeito João Hudson, o relatório conclusivo da CPI da Saúde pode ser descrito como “caldo de bila”.




Comentários

Os comentários abaixo não representam a opinião do Monólitos Post; a responsabilidade é do autor da mensagem.
  1. Tem mais Alan!!! Quem está ficando rico? Quem está favorecendo os seus? Quem está fazendo acordo a torto e a direita? Quem deixa de usufruir de qualquer dinheiro, preferindo guarda-lo, pra não dar na vista? Será que só existe um culpado, ou somente um grupo? Será Alan?????

  2. Muito fácil saber quem roubou em Quixadá, se foi o pessoal da atual gestão ou o pessoal das gestoes do ex prefeito. Basta comparar os patrimonios. Quem foi que comprou apartamentos na Aldeota? Quem comprou apartamento em São Paulo? Quem comprou fazendas pelo lado do cipó dos anjos? Quem colocou filho para estudar na Europa? Quem andava direto com pacote de dinheiro no bolso para fazer aposta política no meio da rua sem dar um prego numa barra de sabão? Quem não tinha nada e agora tem milhões para gastar em campanha milionarias? Alguma dificuldade aí? Precisava fazer CPI?

Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.