De acordo com informações do Portal da Transparência, o município de Quixadá, no sertão central cearense, ultrapassou a marca dos cem milhões de reais em receita. A quantia exata declarada é de R$ 107.107.648,23.
Somente com o Fundo de Participação dos Municípios, o FPM, Quixadá arrecadou R$ 26.778.709,53, maior do que o arrecadado em todo o ano de 2012. Os números ainda não contemplam o mês de dezembro e, portanto, deverão aumentar, tornando a arrecadação de 2013 a maior de todos os tempos.
Ficou curioso para saber como esses montantes foram usados? Clique aqui para acessar a lista de despesas declaradas pelo executivo em 2013.
Como o cidadão pode fiscalizar o uso desses recursos?
Você talvez aprecie saber que existem leis determinando a obrigatoriedade da transparência na utilização dos recursos públicos.
Por exemplo, a prefeitura deve comunicar por escrito aos partidos políticos, sindicatos de trabalhadores e entidades empresariais com sede no município a chegada da verba federal em um prazo máximo de dois dias úteis. (art. 2º, Lei nº 9.452, de 20/3/1997) Além disso, a prefeitura deve incentivar a participação popular na discussão de planos e orçamentos. Suas contas devem ficar disponíveis para qualquer cidadão. (Lei de Responsabilidade Fiscal, art. 48 e 49)
Uma dica importante para ajudar o cidadão a fiscalizar os gastos do dinheiro público é esta: fique atento à divulgação do orçamento. O orçamento é a lei na qual os governos deixam claro o que pretendem fazer com o dinheiro público. Nos municípios, essa lei é votada uma vez por ano na câmara municipal. Esse é sempre um bom momento para participar. Em muitas cidades do Brasil, a população participa ativamente do processo do orçamento, mas em Quixadá ainda é preciso melhorar muito neste aspecto. Nas cidades em que a população se envolve mesmo no assunto, os moradores decidem como será utilizado o dinheiro da prefeitura e acompanham de perto os gastos.
Em Quixadá, o que você acha que pode melhorar com relação à divulgação do orçamento e do obrigatório incentivo à participação popular quanto a como se deve gastar os recursos?
Outra dica importante: o Promotor de Justiça é um membro do Ministério Público Estadual. O Ministério Público defende os interesses públicos e da sociedade. O promotor recebe denúncias em casos de mau uso do dinheiro e do cargo público. Para falar com o promotor, vá até o fórum. Os promotores estão quase sempre muito animados e desejosos de interagir com os cidadãos.
Transparência em Quixadá
Será que existe suficiente transparência em nosso município? O que é transparência? Transparência é quando sabemos onde, como e por que o dinheiro está sendo gasto. É quando as coisas são feitas às claras, sem mistérios, como devem ser feitas. A administração pública deve ser sempre transparente, porque não deve ter o que esconder do povo.
Por fim, fiscalizar é ficar de olho vivo, ir atrás da informação, perguntar; é saber o que entra e o que sai de dinheiro e de material. O melhor jeito é fazer com união, junto com outras pessoas, em associações, movimentos, grupos, sindicatos, etc.
Fiscalizar é um direito de todos. Pena que ainda não o tratamos, também, como um dever.




São mais de cem milhões de reais que a prefeitura de Quixadá arrecada, e eu fico feliz em saber que grande parte desse dinheiro é dos impostos que pagamos e que um dia poderá ser melhor aplicado esse dinheiro, porém ficamos triste em saber que não existe um boa administração, vemos muito pouco ser feito, poucos são os gestores que aplicam de forma correta e com eficiência todo dinheiro que é disponibilizado, e sendo assim, nós os cidadãos somos sempre vítimas de maus gestores…