A estátua de bronze da filha mais ilustre de Quixadá, Rachel de Queiroz, inaugurada em novembro de 2012, está outra vez sem os óculos.
Em janeiro de 2013, uma senhora que mora nas proximidades da Praça da Cultura, onde a estátua está localizada, percebeu que os parafusos que seguram os óculos estavam prestes a cair. Ela retirou os óculos da estátua e, dias depois, entregou o objeto à Fundação Cultural de Quixadá. Os óculos voltaram para a estátua.
No entanto, por ironia do destino, neste mês de janeiro de 2014 os óculos da estátua sumiram outra vez. “Será possível que em todo mês de janeiro essa mulher vai perder os óculos?”, perguntou, em tom de brincadeira, um popular que constatava, na noite da última quarta-feira, 08, o sumiço do objeto.
Obra do escultor Murilo Sá Toledo, a estátua da primeira mulher a ocupar uma cadeira na Academia Brasileira de Letras foi inaugurada em 2012, durante as comemorações de seu aniversário de 102 anos, na I Semana Rachel de Queiroz, em Quixadá, ocasião em que foram realizados seminários, mesas redondas, mostra cinematográfica e outros espetáculos em tributo à escritora. A estátua tem 1,80m de largura, 1,30m de espessura, 1,50m de altura e pesa 200kg.
A estátua de Carlos Drummond de Andrade, em Copacabana, no Rio de Janeiro, já foi alvo de vândalos diversas vezes. Recentemente, o empresário Pablo Lucas Faria, de Uberaba, foi flagrado por câmeras de vigilância pichando a imagem do escritor. Em geral, porém, os óculos são quebrados e retirados, o que já aconteceu ao menos oito vezes.
Em Quixadá, o local em que a estátua de Rachel de Queiroz foi depositada já é um dos lugares mais fotografados da cidade. Agora, resta saber se os óculos foram levados para manutenção, se foram furtados ou se foram outra vez guardados por alguém da vizinhança. Amantes da literatura, da cultura e, de modo geral, das artes, desejam que os óculos voltem para seu lugar.
Até que isto aconteça, o que todos querem saber é: onde estão os óculos de Rachel?
“A gente nasce e morre só. E talvez por isso mesmo é que se precisa tanto de viver acompanhado.”
“Falam que o tempo apaga tudo. Tempo não apaga, tempo adormece.”
“Por que os doutores, tão ricos em remédios para o corpo ofendido, não arranjam algum remédio para um ferido coração?”
“A vida é uma tarefa que não pode ser dividida com ninguém.”
Para ler uma breve biografia de Rachel de Queiroz, clique aqui.




Favor citar no seu texto que a idealização deste projeto de colocar a estátua de Bronze da Raquel de Queiroz, bem como a execução e instalação, foram realizadas pela REDE DE ATENÇÃO CEGO ADERALDO E ASSOCIAÇÃO DE CINEMA E VIDEO DE QUIXADÁ – ambas sem vinculo algum com orgãos públicos, ou seja qualquer gestão que esteja ativa na cidade tem que ter pelo menos zelo por estas conquistas, já que não tiveram a iniciativa.
a culpa é do João tambem.????
A reportagem procurou saber se esse o óculos não está guardado no próprio chalé, pelo que sabemos sempre é guardado lá exatamente para evitar que vândalos. Investiguem!