OPINIÃO: Mais politicagem? E a CPI?

- por
  • Compartilhe:

A situação caótica vivida pela saúde quixadaense, notadamente perceptível a quem necessita dos serviços do Hospital Eudásio Barroso, é de conhecimento geral. A população tem recebido atônita as constantes notícias dando conta da dramática experiência administrativa que, a bem dizer, cavou um buraco no fundo do poço e enterrou a saúde pública lá dentro.

Surpreendentemente, na manhã desta sexta-feira, 07, o presidente da Câmara Municipal, Sr. Pedro Baquit, apropriou-se de seu direito de usar a tribuna da casa legislativa para fazer uma proposição relacionada ao tema. O vereador propôs a realização de uma super audiência pública para debater os rumos da saúde municipal, sugestão que foi aprovada sem maiores problemas. A proposta é boa, sem dúvida. Audiências públicas produzem conscientização popular, o que é de extrema relevância.

No entanto, o líder do Governo Municipal, Audênio Moraes, ao fazer uso da palavra, soltou uma pergunta que teve o mesmo efeito que produz um raio de sol quando penetra uma caverna escura. O vereador, do alto de sua razoabilidade, indagou: “Porque esta proposta não foi feita no ano passado?” 

Para Audênio, se a proposta tivesse sido feita antes, até vidas teriam sido salvas. Realmente! Uma pasta como a saúde não pode ficar sem fiscalização diuturna, sob risco de trazer o inferno para a terra. Tudo que acontece ali, por ter relação direta não apenas com a qualidade de vida das pessoas, mas com a própria manutenção da vida das pessoas, merece e precisa ser feito com absoluta transparência. Não foi o que aconteceu durante todo este tempo da atual gestão. Vereadores tiveram inúmeros requerimentos e pedidos de informação negados. Não se disse nada a ninguém e nem as contas anuais da pasta estão apresentadas com clareza. Hoje, porém, o presidente da Câmara exigiu o que deveria ter sido exigido, segundo Audênio Moraes, há um ano atrás.

Não falta quem relacione a disposição atual do vereador Pedro Baquit de fiscalizar a gestão municipal à exoneração da Secretária de Saúde Aida Magalhães, sabidamente apoiadora e apoiada pelo Deputado Osmar Baquit, de quem o prefeito João Hudson vem, com violentas rajadas de decisões, afastando-se.

Por mais que o parlamentar tente explicar a situação e suas motivações, e ele tentou, não é sem razão que as pessoas desconfiam da intenção. Afinal de contas, no bagunçado arquivo de documentos da Câmara Municipal existe (pasmem!) uma proposta de CPI, apresentada pelo então vereador Tefa Gomes e aprovada por todos os vereadores para investigar, dentre outras coisas, o caos na saúde quixadaense. Se quer mesmo esclarecer os assuntos e produzir resultados práticos, não deveria o presidente da Câmara agilizar a abertura desta investigação? Audiência pública sobre o tema, por mais benéfica que seja, comparada com uma CPI sobre o assunto, é como o ato de ruminar em vez de engolir o alimento.

Por mais importante que seja a audiência pública, é só mais conversa e menos ação. Se existe uma CPI para investigar, punir eventuais erros e fornecer sugestões eficazes, que se dê prioridade a isto. De qualquer forma, realize-se a importante audiência, conforme a sugestão do vereador; mas que também se dê agilidade aos trabalhos da CPI, porque se isto não acontecer logo, conversa e mais conversa se reduzirá tão somente a pura e simples politicagem.

—///—

CURTA A NOSSA FANPAGE NO FACEBOOK

 




Comentários

Os comentários abaixo não representam a opinião do Monólitos Post; a responsabilidade é do autor da mensagem.
  1. A SECRETÁRIA AIDA NÃO PODE AGORA FALAR DISSO OU DAQUILO, POIS NO ATUAL MOMENTO ELA NÃO TEM MORAL PRA FALAR DE NINGUÉM PRA NINGUÉM, POIS SE ASSIM O FIZER ELA ESTARÁ FAZENDO DENUNCIA DE SI MESMA, POIS SE ELA SABIA DE ALGO ESCUSO, ILEGAL, IMORAL QUE EXISTIA NA SUA PASTA, É CÚMPLICE, É CO-REPONSÁVEL, É CO-COPARTICIPANTE, É NO MÍNIMO CONIVENTE, POIS TOMOU CONHECIMENTO DO ILICITO E NÃO TOMOU AS PROVIDÊNCIAS CABÍVEIS.

    FICA QUIETA DONA AÍDA, É MELHOR SAIR POR INCOMPETENTE DO QUE POR OUTRO MOTIVO. FICA QUIETINHA.

  2. SÓ ACHO QUE AIDA TEM MUITO A PERDER CASO RESOLVA “ABRIR O JOGO”. SE ELA FEZ TUDO NA NORMALIDADE DA LEI ENTÃO NÃO TEM PORQUE TEMER ALGUMA COISA. OUTRA COISA, QUE NOTA A DONA AIDA DARIA PARA ELA COMO GESTORA ???

  3. queremos a CPI,! queremos a CPI,! queremos a CPI,! queremos a CPI,! queremos a CPI,! queremos a CPI,! CPI já,! CPI já,! CPI já,!

  4. Políticos assim, não precisamos, são políticos que na época das campanhas eleitorais, posam de bonzinhos, donas de todas as fórmulas para resolver todos problemas, principalmente dos mais pobres, porém só para ganharem o voto, mas depois de eleitos, passarão no mínimo três anos só charlando e posando de autoridades, porém o cidadão consciente não deverá esquecer da inutilidade dos tais…

  5. Debates, debates, conversas, conversas e nada de ações concretas, vemos muito são gastos exorbitantes, não adianta mais ficar mais nessa mesmice, é CPI proposta e nada de de proveito, são coisas já de se esperar, pois esse perfil de político já tinhamos conhecimento.

  6. olha pra falar à verdade eu não acredito em mais nada que venha desse politicos ganânciosos que só pensam em encher seus bolsos, andar pela cidade de carrão e nas noitadas…falaram num tal de no termo de ajuste de conduta (TAC)e cadê!, onde foi parar… até o promotor disse que não era bricadeira não, mais parece que foi!!!.

Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.