Sabe aquelas situações em que você não sabe se é pra rir ou pra chorar? Nesta sexta-feira, 30, foi assim na Câmara Municipal de Quixadá.
Fui à sessão com certa expectativa, já que o prefeito havia sido convocado para dar explicações sobre uma série de denúncias feitas pela oposição, mas já no início da sessão percebi que as coisas tomariam rumo bem diferente do esperado.
Eu esperava duas coisas: 1º. Que a oposição, autora do requerimento através do vereador Higo Carlos solicitando a ida do prefeito àquela casa, fosse mais firme em seus questionamentos; 2º. Que o prefeito de fato oferecesse respostas convincentes. Nem cuia nem cabaça.
O prefeito chegou blindado com todos os secretários e mais uma “penca” de servidores. Leu um discurso de duas ou três laudas, do qual eu gostaria de destacar sua frase mais importante: “Eu tenho certeza, a minha pessoa e a minha equipe de ‘secretaro’ só tem um bem, fazer o bem ao povo de Quixadá”.
Além de não responder a qualquer pergunta, o prefeito teve um forte aliado, um anjo protetor, o presidente da Câmara Pedro Baquit, que com maestria conseguiu tolher a fala da oposição.
Durante a sessão era visível a angústia do vereador Higo por ver escapar-lhe dentre os dedos o foco da questão e não ter nenhuma de suas perguntas respondidas. Via-se claramente uma oposição desarticulada; aliás, a oposição mais ajudou ao prefeito do que os próprios governistas.
Mesmo que os vereadores Kelton Dantas, Rosa Buriti, Erení Lima e Kleber Junior tenham se esforçado para ajudar Higo a ressaltar a principal questão da convocação, não obtiveram êxito. O que deveria ser um momento de prestação de contas e esclarecimentos de denúncias tornou-se outdoor para propaganda gratuita da prefeitura.
Diante do exposto cabem as seguintes reflexões: 1º. Quando os vereadores de oposição se unirão estrategicamente e tomarão medidas mais enérgicas? 2º. Quando a prefeitura dará acesso à informação clara e detalhada de tudo aquilo que acontece em suas contas, afinal, isso não é uma obrigação?
Hoje, perdoem-me as opiniões contrárias, mas o que vi foi só um circo estrategicamente armado para desmoralizar a oposição, que na minha opinião, perdeu esse round.
*Texto de autoria do empresário Fernando Lessa



Que falta de respeito com o servidor publico de Quixada,!!!!
Que abuso e falta de respeito com os servidores, esse monólitos post é vergonhoso. A credibilidade de vocês só diminui a cada dia. Isso tudo porque não estão fazendo parte da gestão porque se tivesse tava elogiando.
Sou servidora e exijo respeito.
Não somos penca como foi citado aqui. Penca é vocês que não saibam dar notícias sem difamar as pessoas.
Exijo respeito em nome de todos servidores públicos de Quixada.
Interessante como um prefeito consegue se eleger sem nem saber argumentar, fez a campanha inteira em cima de propagandas de”Mudanças”
e agora que foi eleito não sabe ou não quer debater questões publicas
e ainda diz que é um governo transparente não consigo entender com esse homem se tornou prefeito.
A única opsição que ainda consigo visualisar é a imprensa local. Se a situação já está péssima com a corbertura de todos os descalabros cometidos pela adminstraçao quixadaense imagina só se esses fatos não se tornassem públicos. Desde já parabenizo a imprensa local pela imparcialidade e tranparência das noticias. essa é a única arma que temos contra esse governo de açoes individualistas.
Pois é, mas já era para a oposição ter se preparado para todas essas articulações, tendo em vista que parte da Câmara de Vereadores é como se fosse um Secretariado do Prefeito e que qualquer forma os vereadores que não se submetem já tem um crédito pelo menos de parte da população, pela atitude tomada. Mas o cidadão consciente e de bem não vai ficar aceitando que esse tipo de ação se perpetue na Prefeitura e no legislativo, pois não está tão longe de 2016, quando a maioria do povo deverá dar uma resposta a todos os políticos que não trabalham para o bem de todos. Será muito bom termos novos candidatos e que sejam pessoas diferentes ao menos no modo de se pronunciar e apresentar suas propostas, enfim pessoas com novas ideias e que não precise de palanques, carreatas, pessoas que não façam folclore.
SEMPRE EU OUVI DIZER QUE O JOÃO PREFEITO, JUNTAMENTE COM O SEU IRMÃO MARCOS CONTADOR, JAMAIS DARIAM OPORTUNIDADE PARA OS BAQUITS SE “METEREM” EM SUA GESTÃO. GOSTARIAM ENTÃO SABER DO PEDRO BAQUIT, POR QUE SERÁ QUE ELE FOI DEFENSOR TÃO FERRENHO DO PREFEITO, ONTEM NA SESSÃO DA CAMARA? SERÁ QUE O PEDRO ESTÁ QUERENDO GANHAR A SIMPATIA DO JOÃO, PATA ALGUM APOIO POLITICO? POR QUE FOI UMA COISA ESCANCARADA DEMAIS, O PEDRO NÃO DEIXAVA NINGUÉM FALAR. EU ASSISTI PELA TV CAMARA, E ME DESCULPEM, MAS FIQUEI ENOJADO COM A ATITUDE DAQUELE CIDADÃO PRESIDENTE DA CAMARA, QUERENDO PASSAR POR CIMA DE TUDO E DE TODOS. SE BEM QUE UMA COISA ESTAVA BEM CLARA EM RELAÇÃO AQUELE TIPO DE ATITUDE, ERA O FATO DA PROCEDENCIA DELE, SUAS RAIZES POLÍTICAS.
O CANCER DE NOSSO LEGISLATIVO MUNICIPAL, É O SEU PRÓPRIO PRESIDENTE. SÓ A EXTRAÇÃO PRA SE CHEGAR A CURA