Vários servidores públicos municipais de Quixadá, no sertão central do Estado, que estão usufruindo licença médica, fizeram contato com o Monólitos Post para denunciar que seus proventos mensais não estão sendo depositados.
Os demais preferiram não se identificar, mas a servidora Darci Freitas (foto em destaque), que lida atualmente com um Câncer e está licenciada de suas atividades na prefeitura, afirma que foi pega de surpresa. Ela diz: “Desde que fiquei de licença recebo meus proventos junto com os aposentados; mas nesse mês foi diferente. O pagamento deles saiu, então fui ver se o meu estava na conta, e não tinha nada.”
Preocupada, Darci se dirigiu à prefeitura para obter informações sobre o caso. Ela explica o que aconteceu: “Fui na prefeitura e dois funcionários responsáveis pela folha de pagamento me falaram que quem está de licença não tem nem previsão de pagamento. Eu perguntei o porque e eles responderam que era por falta de dinheiro, não sabiam o que estavam fazendo com os repasses.”
Ela desabafa: “Fiquei indignada e revoltada, pois tenho que viajar toda semana pra fazer tratamento; passo a semana em Fortaleza fazendo radioterapia, e nessa semana serei obrigada a viajar e deixar minhas filhas praticamente sem nada em casa.”
De acordo com o Portal da Transparência, do Tribunal de Contas dos Municípios, a Prefeitura de Quixadá já alcançou em receitas totais, somente em 2014, mais de R$ 80 milhões, porém, os serviços públicos permanecem precários e os servidores, a exemplo daqueles que estão licenciados, enfrentam instabilidade financeira.
A prefeitura ainda não se manifestou oficialmente sobre as razões para a falta de dinheiro para pagar os licenciados. Apesar do sorriso estampado no rosto, que usa para combater mais eficazmente sua doença, Darci não esconde de ninguém sua absoluta frustração com a administração do prefeito João Hudson Bezerra.



Uma triste realidade em nossa cidade, essa é a nova mudança de Quixadá.
Acreditem, vai piorar.