Conforme revelado em primeira mão pelo Monólitos Post, em matéria datada do dia 06 de agosto, a Unidade de Pronto Atendimento de Quixadá caminha rapidamente para se tornar a primeira UPA do Brasil a fechar as portas. De acordo com informações não oficiais, o lamentável episódio poderá acontecer ainda durante esta semana.
Na primeira matéria sobre este assunto, foi explicado que o motivo principal para o fechamento da unidade seria a falta de repasses do Governo do Estado. A UPA é mantida por recursos oriundos do município (25%), do Estado (25%) e do Governo Federal (50%). Supostamente, o governo do Estado não estaria cumprindo com sua obrigação, o que teria tornado a manutenção do equipamento muito dispendiosa para a Prefeitura.
A própria abertura do equipamento em fevereiro, apressada pelo Governo do Estado antes que o período eleitoral proibisse inaugurações, é motivo de controvérsia. Há quem diga que o empreendimento não está 100% legalizado, o que impediria os repasses.
Grupos ligados à Prefeitura Municipal de Quixadá e ao Governo do Estado estudam junto à Maternidade Jesus, Maria e José a possibilidade de transferir para lá a emergência da UPA. Porém, há um impasse. A direção da maternidade parece não confiar na prefeitura e exige que os repasses sejam feitos diretamente à entidade, sem passar pelas mãos do governo municipal. A Prefeitura não gosta deste posicionamento, mas deverá ceder se não quiser deixar o município órfão de uma emergência como a da UPA. O Hospital Eudásio Barroso não possui estrutura nem insumos para lidar sozinho com a demanda.
Reuniões entre as partes envolvidas serão realizadas durante esta semana. Nem o prefeito João Hudson, nem a Secretária de Saúde, Selene Bandeira e nem qualquer outro membro das partes que compõem a negociação foram ainda à imprensa para explicar o que está acontecendo, deixando a população extremamente apreensiva.
LEIA A MATÉRIA RELACIONADA: INGERÊNCIA ABSURDA: UPA 24 Horas de Quixadá poderá ser a primeira no Brasil a fechar as portas
CURTA ESTA PÁGINA E RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS PELO FACEBOOK



Na situação que se encontrar nossa Quixadá eu só tenho duas palavra a dizer É….É!!!!!!!!!
Isso é uma vergonha. Cadê os dois deputados que representa o Quixadá? Quixadá cresce como rabo de cavalo. Deveria voltar Quixadá para ser distrito de Quixeramobim, como era antes pelo menos lá tem representação politica.
porque isso so acontece com o xada cade o gestor que nao cobra os repasses, muito estranho.ja pensou a vergonha pra nossa cidade ser a primeira upa do brasil a fechar.tambem o prefeito nao sabe nen se espressar,e uma camara de vereadores que so olha pro propio umbigo,e o ministerio publico muito passivo.passivo ate demais.
– QUE TREMENDA COVARDIA, ESTAO A FAZER COM NOSSO QUIXADA; PRIMEIRO O
GESTOR RECEBE UM CHAMADO DO CID\CIRO; OLHA JOAO, MANDA O DANILO PASTAR, FICA CONOSCO E NADA FALTARA PRO QUIXADA; ATO CONTINUO NAO MANDOU NADA, E, AINDA CONTINUA HUMILHANDO O MUNICIPIO. HAJA VISTO A DEBANDADA DE PREFEITOS E LIDERES POLITICOS DO ESTADO, PRO LADO DO TASSAO\EUNICIO, INCLUSIVE DO PROPRIO PT\PROS !!
– REALMENTE A TERRA DOS MONOLITOS\GALINHA CHOCA, FICOU NO MATO SEM CACHORRO: E O GATO FUGIU . . . !!
Na saúde? 10
Educação? 10
Quixadá ta colhendo o que plantou