O Fantástico, programa da Rede Globo, apresentou neste domingo, 08, uma reportagem destacando o uso indevido de cooperativas médicas pelas prefeituras. O foco da reportagem foi o município de Araci, no interior da Bahia. O Fantástico mostrou que a saúde dos brasileiros é motivo de negociação por baixo dos panos. As propinas começam em 10% e são pagas, claro, com o dinheiro dos impostos.
O programa explicou que os valores transferidos pelo Governo Federal entram direto nas contas das prefeituras. E a maioria dos municípios prefere usar essa verba na contratação de cooperativas médicas e organizações sociais, para que estas se encarreguem do serviço de saúde.
O objetivo nesse tipo de contratação é evitar a burocracia e agilizar o atendimento médico no país. Quando surge a necessidade de preencher uma vaga, a cooperativa leva um profissional dela para ocupar o lugar. Sem isso, a prefeitura teria que abrir um concurso. O que vimos na reportagem do Fantástico é que o modelo tem falhas. E que muitas vezes elas começam a aparecer já na assinatura dos contratos, quando práticas criminosas, tais como oferecimento de propina a gestores públicos, são efetivadas.
EM QUIXADÁ
A Prefeitura Municipal de Quixadá também utiliza os serviços de uma cooperativa médica. Trata-se da DINAMICA – COOPERATIVA DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE LTDA.
O Portal da Saúde, mantido pelo Ministério da Saúde, informa que, somente em 2013, Quixadá já recebeu recursos destinados exclusivamente à saúde na ordem de R$ 19.603.587,49. E de acordo com informações do Portal da Transparência, somente em 2013 a Prefeitura de Quixadá gastou R$ 6.524.132,55 com esta cooperativa.
Desde fevereiro deste ano que os vereadores solicitam informações sobre esta cooperativa, inclusive a Folha de Pagamentos com os nomes de todos os funcionários e os valores pagos. Infelizmente, até agora, nenhuma informação foi dada aos parlamentares. Por causa desta negativa, no mês passado o vereador Luiz do Hospital apresentou requerimento, com base na Lei da Informação, solicitando que as informações fossem concedidas. Caso a negativa continue, a promotoria poderá ser acionada.
Na semana passada, o vereador Tefa Gomes afirmou que irá propor uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), visando investigar, inclusive, o uso da cooperativa DINAMICA em Quixadá. De acordo com informações obtidas com exclusividade pelo Monólitos Post, o requerimento do vereador abarcará a necessidade de verificar contratação, administração, orçamento mensal, gastos, frequência, nome de todos os cooperados, quantidade de funcionários, folhas de pagamento, etc.
Diante das atuais condições da saúde em Quixadá, a população sem dúvida deseja que os parlamentares deem prioridade a este requerimento. A aprovação do requerimento depende de 9 votos na Câmara Municipal. Este é, portanto, o momento mais apropriado para que o povo, maior beneficiário da CPI, fique de olho nos vereadores eleitos. Quem são os que votarão a favor? Quem são os que votarão contra? Neste momento importante para a cidade, não seria melhor deixar que o apego ao bem da coletividade se sobrepusesse à política partidária? Sem dúvida nenhuma!
LEIA MATÉRIAS RELACIONADAS:
Médicos de Quixadá não recebem pagamento de plantões e registram denúncia no CRM
Vereador Tefa afirma em discurso na Câmara que pedirá CPI da Saúde em Quixadá
SAÚDE EM CRISE: Eudásio Barroso, em Quixadá, continua enfrentando graves dificuldades



Sou totalmente a favor de qualquer investigação/CPI, que visa esclarecer as coisas, mas o engraçado é que CPI de gaiolas, ciclovias, fábrica de beneficiamento de leite de cabra entre outras obras fantasmas, não quiseram votar a favor.
Vai entender esses politicos.
É uma situação nebulosa, nós que somos pela transparência ficamos decepcionados com esse tipo de gestão, que coisa hein, se não há transparência e não se respeita os nossos vereadores que estão interessados em ver uma boa gestão,só nos faz pensar que isso é uma VERGONHA,é um descalabro,e,para dizer a verdade, durante as eleições passadas, eu já tinha tirado as minhas conclusões de pouco, muito pouco ou quase nada mudaria,pelo contrário iria haver muito desgoverno e muito desmando, retrocesso….só lembrando,administrar a coisa pública é muito sério e um dia o castigo virá: a resposta da população que dirá um não aos maus gestores e virará as costas em sinal de total desaprovação e desprezo…
Não sou adepta de nenhum partido ou politico, pelo contrario sou do tipo de pessoa que gosta de analisar a politica e seus envolvidos e o quanto são capazes de criar situações a seu favor e a favor do povo. “Este é, portanto, o momento mais apropriado para que o povo, maior beneficiário da CPI, fique de olho nos vereadores eleitos. Quem são os que votarão a favor? Quem são os que votarão contra?” – Jaime Arantes. Realmente há sim a necessidade de se investigar de forma concisa o que esta havendo de fraudes em Quixadá, contudo, espero que nossos vereadores não transformem isso em perseguição politica para com o prefeito que ai esta.
– Gostaria de pedir que o senhor Jayme Arantes, se possível fizesse alguma matéria que falasse um pouco do que foi feito e como foram entregues algumas obras nas gestões dos nossos últimos prefeitos. Para servir de amostra e conhecimento de todos, que muita coisa errada já vem se arrastando durante muito tempo, e que só agora piorou.Fica o pedido!