A tônica do noticiário em Quixadá durante a semana foi, sem dúvida, a proposta do poder executivo de implantar a Política Municipal de Ensino para a Educação Inclusiva. Através do projeto de lei n.036, o Secretário de Educação, Antônio Martins, propôs que o Sistema Municipal de Ensino de Quixadá tomasse as rédeas na promoção da educação de jovens especiais. O gestor elaborou, também, a criação do Centro de Apoio à Educação Inclusiva, destinado à prática pedagógica junto aos alunos especiais.
O Monólitos Post deu ampla cobertura ao caso.
Nesta sexta-feira, 20, a Câmara de Vereadores de Quixadá aprovou o projeto. Antes disto, porém, houve intensa discussão. Os parlamentares ouviram o Secretário Antônio Martins, que explanou as bases legais sobre as quais havia edificado o projeto e destacou o dever do município de assumir a responsabilidade que, até então, havia sido assumida apenas pela APAPEQ – Associação de Pais e Amigos de Pessoas Especiais de Quixadá.
Temendo que a implantação do projeto obliterasse a figura da APAPEQ, a presidente da ONG, Vera Lúcia Carneiro, mobilizou a sociedade e a imprensa de Quixadá para defender a instituição, que desde 1989 vem defendendo os direitos das pessoas especiais e as educando. O trabalho da APAPEQ tem beneficiado centenas de famílias no município e contribuído para a inclusão social dos portadores de necessidades especiais. O plano do Secretário de Educação, porém, não apenas não havia sido amplamente discutido com a ONG, como não a protegia de entrar em colapso.
Diante da óbvia ameaça de ver a APAPEQ chegar ao fim, os vereadores colocaram panos quentes sobre a pressa do gestor da educação de Quixadá e barraram o projeto, a fim de que ele sofresse emendas que pudessem assegurar a continuidade dos trabalhos da APAPEQ. Antônio Martins ainda chegou a ameaçar levar o caso à justiça se os vereadores se recusassem a aprovar o projeto, mas não teve jeito. Levado para uma sala em particular, o Secretário teve de negociar com os vereadores.
O Art. 11 do projeto foi o mais visado, visto que a redação original abria margem para que a APAPEQ jamais tivesse a consideração do município. O texto dizia que o município de Quixadá ‘poderia fazer convênios de cooperação com instituições afins’, mas não o obrigava a fazê-lo e nem estabelecia requisitos para as instituições que desejassem firmar convênio com a prefeitura. ONG’s de fora poderiam, então, entrar em Quixadá e tomar o lugar da APAPEQ, o que quase certamente ocorreria.
Por sugestão dos vereadores Kelton Dantas, Evaristo, Luiz do Hospital, Higo Carlos, Tefa Gomes, Capitão, Rosa Buriti e Kleber Júnior, tidos pela imprensa que advoga para o poder executivo como “vereadores do mal”, o artigo foi reformado para obrigar o município a efetivamente fazer convênios com ONG’s, o que incluiria a APAPEQ. Além disso, para proteger a APAPEQ de incursões de ONG’s de fora, ficou decidido que o município de Quixadá daria prioridade a ONG’s que atuassem a pelo menos oito anos no município. Profissionais surdos também foram contemplados nas emendas, já que o projeto original não incluía nenhum plano de contrata-los.
A sessão foi bem controversa, com declarações emocionadas de todos os lados envolvidos. Curiosamente, pode-se dizer que o projeto foi aprovado pelos chamados “vereadores de oposição”, já que eram a maioria absoluta em plenário.
O que mais causou controvérsia foi mesmo a falta de diálogo do executivo, que quis aprovar o projeto sem ampla discussão. Em dado momento, Luiz do Hospital perguntou se a comissão de educação, formada por Dudu, Kelton e Evaristo havia assinado o projeto. Dudu disse que ele havia assinado. Luiz, então, perguntou se ele havia discutido o assunto com os outros dois membros da comissão. Dudu confessou que não, expondo, desta forma, a que passos o executivo deseja conduzir as decisões do legislativo, sem o necessário diálogo, discussão, enfrentamento das objeções e debate.
Desta vez, no entanto, nenhuma altivez do executivo funcionou. O projeto foi debatido, emendas foram emplacadas e, o mais importante, a APAPEQ foi protegida.
Em 2014, portanto, a Política de Ensino para a Educação Inclusiva começará a funcionar sob o controle do município.
__________
NOTA: Apesar da importância e delicadeza do assunto, nenhuma letra foi publicada sobre o caso em blogs e portais a serviço do poder.



É bem verdade que existe a imprensa do mal, os vereadores do mal, porém a população tem que ficar alerta, para não ser enganada por notícias enlatadas, notícias programadas para servir aos gestores do mau, aos secretários do mau, que eu chamo de Secretários a serviço de Santan, pessoas que com o tempo passamos a conhecer pelas suas ações, por isso basta só ver a forma como certos políticos e certas pessoas que se dizem da imprensa, pousando de repórteres, jornalistas, mas tudo que é feito por eles é a mando dos chefões, pessoas inescrupulosas que por trás comandam tudo e seus capachos, falsos políticos serão suas marionetes,fazendo o que lhes são mandados para que tudo ou quase tudo seja para o bem deles e de seus familiares….só lembrando, eu sou um cidadão livre e civilizado, e preparado para não ser enganado por qualquer que seja agente, serviçal do mau, integrantes do eixo do mau…
o cara fala que a revista central está a serviço do poder municipal…correto!!!e vcs???estão a serviço de quem???hipocrisia devia dar cadeia no Brasil…é o sujo falando do mal lavado…os dois fedem…
ACREDITO QUE ESTAMOS DE PARABÉNS, PELOS MAIS DIVERSOS MOTIVOS, NESSE EPISÓDIO DO “DONO DA VERDADE”, MAS CONHECIDO COMO ANTONIO MARTINS. DOUTOR MEDEIROS! O SENHOR ANTONIO MARTINS NÃO É NADA SIMPLES,PELO CONTRÁRIO, ELE É BASTANTE COMPLICADO. ELE VIVE PERSEGUINDO AS PESSOAS, FORÇANDO-AS PRATICAMENTE A SAÍREM, PESSOAS QUE SÃO EFETIVOS DO MUNICIPIO E QUE ERAM GESTORES DAS GESTÕES PASSADAS, DÃO DIARIAMENTE PERSEGUIDAS PELO SENHOR ANTONIO MARTINS. ELE É PERSEGUIDOR. SEU ESSE ATO REPULSIVO NÃO FOR ORIGINÁRIO DELE, PIOR AINDA, POIS FICA ACENTUADA A FALTA DE PERSOLIDADE DO ENTÃO SECRETÁRIO EDUCAÇÃO DE QUIXADÁ.
MAS, VAMOS FALAR DE COISA BOA, A POSIÇÃO DA MIDIA (ESCRITA E FALADA) DE QUIXADÁ, MAS EFETIVAMENTE REPRESENTADA PELO GRUPO MONOLITOS DE COMUNICAÇÃO,
MAIS ESPECIFICAMENTE AO HERLEY NUNES, AO GRANDE JAIME ARANTES, QUE ESTAVAM SEMPRE A POSTOS, SEMPRE DE FORMA RESPONSÁVEL E ÉTICA – COMO SE DEVE REALMENTE SE COMPORTAR A MÍDIA NO EXERCÍCIO DE SUAS FUNÇÕES -, AVISANDO, ALERTANDO, A POPULAÇÃO SOBRE AS MANOBRAS SORDIDAS E COVARDES ENGENDRADAS PELO EXECUTIVO QUIXADAENSE. EU MESMO CHEGUEI A LIGAR PARA O PROGRAMA DO HERLEY E O AVISEI QUE AQUELA NOTICIA QUE ELE ESTAVA DIVULGANDO ESTAVA ERRADA, POIS ELE ESTVA PARABENIZANDO O TAL “REPORTER” DA MÍDIA COMPRADA, ACREDITANDO NO QUE O TAL “REPORTER” TINHA DITO, POIS EM UMA MATÉRIA, O PSEUDO REPORTER AFIRMAR CATEGORICAMENTE QUE ESTAVA TUDO RESOLVIDO ENTRE A APAPEQ E A PREFEITURA. ENTÃO ME VI OBRIGADO A LIGAR PRA ELE – HERLEY NUNES -, E DIZER QUE NÃO TINHA NADA RESOLVIDOD E QUE ELE ALERTASSE A POPULAÇÃO.
SENHORES E SENHORA VEREADORES DA OPOSIÇÃO OBRIGADO PELO PRESENTE DE NATAL QUE VCS DERAM À POPULAÇAO DE QUIXADÁ. ESSA EXTRAORDINÁRIA POSIÇÃO DE VCS DIANTE DESSE DEMAGOGO SECRETÁRIO E DESSA INEPTA ADMINISTRAÇÃO. ESSE POSICIONAMENTO PODERÁ SER P DIVISOR DAS ÁGUAS NA HISTÓRIA DA ATUAL OPOSIÇÃO DE QUIXADÁ. O PRESENTE DE NATAL A QUE ME REFIRO NÃO É SÓ O FATO DA “INCLUSÃO” DA APAPAQ NO PROJETO, MAS TAMBÉM E ATÉ PRINCIPALMENTE O FATO DE VCS SE COMPORTAREM EM CONSONANCIA COM OS ANSEIOS DA SOCIEDADE.PARABÉNS TODOS OS VEREADORES DE OPOSIÇÃO E OS DA SITUAÇÃO QUE POR ACASO TENHAM DEFENDIDO A APAPEQ.
VOLTEMOS ÀS COISAS RUINS, VEREADOR DUDU! VC NÃO ME DECEPCIONOU … POIS JÁ SABIA DE SEU DESPREPARO, DAS SUAS AMIZADES, PENSE NISSO, POIS SE VC NÃO TIVER CUIDADO SUA CARREIRA VAI SER CURTA, SÓ UM MANDATO, O POVO ESTÁ DE OLHO EM VC, OS COMENTÁRIOS JÁ COMEÇAM A SE ALASTRAR.
PEDRO BAQUIT! DESSA VEZ VC SE SUPEROU. PEDRO! VOCE JUROU PRA VERA CARNEIRO QUE O PROJETO NÃO IRIA PRA PAUTA, VC PROMETEU NA FRENTE DE DEZENAS DE PESSOAS QUE ESTAVA NA REUNIÃO, E O QUE VC FEZ? PEDRO BAQUIT! ALÉM DE PIOR VEREADOR TUA É O PIOR PRESIDENTE QUE ESTA CAMARA JÁ TEVE. PEDRO! O POVO ESTÁ JUNDANDO TUDO O QUE TU TÁ FAZENDO DE RUIM PRO QUIXADÁ. O PROPRIO ELEITOR DO PREFEITO JÁ COMENTA QUE TU QUER O CARGO DE PREFEITO, QUE TU QUER DERRUBAR O JOÃO. TEM GENTE QUE ATÉ DIZ, “MAS SE TIRAR O O JOÃO O PEDRO ASSUME E A COISA FICA PIOR, DEUS NOS LIVRE”. ENTÃO EU DIGO, MEU POVO SE A GENTE TIRA, A GENTE TIRA DOIS, TRÊS …
JOÃO DA SAPATARIA, PARE DE QUERER ENGANAR O POVO, PARE DE QUERER ENGANAR A SI MESMO, FOI UM ANO DE PREJUÍZO PRA NÓS. SE VC AMA QUIXADÁ, RENUNCIE, SE VOCE DIZ QUE SÓ QUER O BEM DE QUIXADÁ, DESISTA! NÃO TENHA MEDO DE RENUNCIAR PENSANDO QUE É O PEDRO QUE VAI ASSUMIR (POIS SE FOR O CI É MESMO QUE SER O PEDRO, POIS O CI É PAU MANDADO DOS BAQUIT). É MELHOR DO QUE VC FICAR RECEBENDO ATAQUES DO PRÓPRIO PEDRO COM A INTENÇÃO DELIBERADA DE DERRUBÁ-LO, POIS É ASSIM QUE ELE ESTÁ AGINDO.JOÃO! VC OBSERVE NAS QUESTOES POLEMICA QUE ACONTECE NA CAMARA, O QUE QUE ACONTECE? ELE SOME, E DEIXA O “CAPACHO” DELE, O DUDU. SERÁ QUE ELE ESTAVA ONTEM EM TODO O DESENVOLVIMENTO DA SESSÃO?