A reunião entre diversas autoridades quixadaenses, ocorrida nesta quarta-feira, 15, foi planejada apenas como solenidade de assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), que vinha sendo discutido desde outubro de 2013. No entanto, o que era para ser simples, dado que todos haviam, de antemão, entrado em acordo quanto aos termos do documento, acabou descambando para o que se tornou um episódio desagradável de se ver.
O Prefeito de Quixadá, João Hudson Bezerra, relutou em assinar o TAC. O chefe do executivo quixadaense começou dizendo: “Eu sou um prefeito que trabalha todo dia, de domingo a domingo. Eu não paro, para ver um Quixadá diferente.”
Em seguida, João Hudson lembrou aos presentes que quem financia a execução de todas as medidas propostas pelo TAC é o poder executivo. Daí acrescentou: “Isso aqui eu tenho que procurar parar para pensar, chamar quem mexe com dinheiro também, fora eu, para saber alguns números e o impacto disso aqui. Porque é muito fácil dizer que tudo isso aqui é para o benefício de Quixadá, e eu sei que é. Eu trabalho no Quixadá sem políticas, só pensando no Quixadá. Se eu fizer política estou praticamente dividindo o Quixadá.”
Voltando a falar sobre o TAC, o prefeito disse: “Tem muitas coisas aqui que eu tenho que parar para pensar. Eu acho que no instante que eu assino aqui eu vou ter que cumprir, ou o município será penalizado até com multas, isso é sério. Quem está fora da prefeitura é fácil dizer que o governo municipal tem dinheiro para tudo no mundo, mas quando se está lá é quem sabe.”
No momento em que o prefeito dizia tais coisas, os presentes à reunião, especialmente o Promotor de Justiça, Dr. Marcelo Pires, começaram a não entender a intenção do prefeito, que concluía seu raciocínio afirmando: “Eu procuro economizar para gastar com o que é necessário. Isso aqui eu preciso de tempo para analisar, para chamar a minha equipe, para ver o que se deve fazer.”
Neste ponto, o prefeito foi interrompido pelo Promotor de Justiça, visivelmente surpreso, que disse: “Eu não estou compreendendo. Quer dizer que o senhor não vai assinar hoje?” Ao que o prefeito João respondeu, questionando os prazos acordados entre as autoridades para a execução das medidas propostas pelo TAC. O prefeito fez um apelo, dizendo: “Isso aqui sai caro.”
Percebendo que o prefeito estava se recusando a assinar o Termo, o Dr. Marcelo disse: “Eu não duvido que sai caro. Mas ao longo dos últimos dois meses, nós discutimos isso com representantes do município! Esses prazos todos foram acordados com representantes do município!”
Dr. Marcelo Pires disse, então, que recebia com muita surpresa, na hora da assinatura do TAC, a recusa do prefeito em assiná-lo. “Eu estou apenas colocando para o senhor que esses prazos que foram fixados aí não foram arbitrariamente determinados pelo Ministério Público e pela Defensoria. Foram conversados em mais de uma reunião, ao longo de dois meses, com várias minutas que vem e que vão, e hoje seria apenas um ato solene para a assinatura do que foi acordado entre as partes”, afirmou o representante do Ministério Público.
Na sequência das falas surpreendentes, que já haviam tomado de assalto a ocasião, Dr. Marcelo Pires deu um conselho ao prefeito: “Nós estamos nesta conversa desde outubro do ano passado. Eu até aconselho o senhor que se o senhor não pretende cumprir, que não assine, porque eu não sou de elaborar documento para fazer de conta. É com muita surpresa que eu recebo essa posição do senhor. Isso já foi discutido até mesmo com a representante do procurador do município e com o vice-prefeito. Eles estiveram aqui em várias reuniões.”
O representante do Ministério Público insistiu em dizer ao prefeito, provando por A mais B, que os termos do TAC não foram estipulados de forma arbitrária. Enquanto o promotor falava, o prefeito João permanecia o tempo todo de cabeça baixa, folheando o documento, visivelmente constrangido. Dr. Marcelo Pires deixou bem claro: “Então, prefeito, eu até lhe recomendo: se não é de seu interesse assinar isso aí, que não o faça. Porque se assinar, o Ministério Público vai cobrar o cumprimento dele com rigor. Eu pessoalmente me empenharei, porque eu não sou de fazer documento para fazer de conta.”
Dr. Marcelo também afirmou que não voltaria à mesa de negociação, pois os entendimentos já haviam sido construídos por todas as partes. “Se o senhor não quiser assinar, não assine e assuma a responsabilidade política perante a população por não querer cumprir os termos do documento”, afirmou, com certa impaciência, o Promotor de Justiça. Não era para menos: é absolutamente impressionante o total despreparo da assessoria do prefeito, em não conceder-lhe material argumentativo para lidar com a situação.
Neste momento, o Secretário de Administração, Dr. Weiber Queiroz Cavalcante, pediu a palavra e disse que havia participado da construção do TAC e que a questão da iluminação de toda a cidade e o prazo para tal feito não tinha sido discutido. Ele foi interrompido pelo Promotor de Justiça que, em tom de exclamação, disse: “O Senhor está faltando com a verdade! Eu não vou permitir que o senhor afirme uma coisa que não é verdade!” O Secretário continuou tentando se explicar, mas foi interrompido novamente, desta vez pela Juíza de Direito, que estava presente: “Engraçado, eu participei de uma reunião em que esta questão da iluminação pública foi tratada.” Já vencido em seu argumento, Dr. Weiber Cavalcante recolheu-se.
Na sequência, o Promotor de Justiça pediu ao Presidente da Câmara de Vereadores, Pedro Baquit, para falar sobre o caso, já que ele esteve presente em cada reunião para tratar dos termos do TAC. Pedro Baquit, visivelmente nervoso, limitou-se a dizer que entendia o prefeito, mas que por ele, o TAC seria assinado.
Após o bate boca, o vice-prefeito Welliton Cí e o Secretário de Administração Weiber levaram o prefeito para uma conversa em particular, após a qual o prefeito resolveu, relutantemente, assinar o documento.
Apesar dos imbróglios inesperados, o TAC foi assinado e a prefeitura de Quixadá se obrigou a cumprir todos os termos acordados pelas partes.
Embora o prefeito tenha questionado os prazos para que a prefeitura cumpra com os acordos, o questionável mesmo é o que se tornou evidente da reunião: o prefeito de Quixadá estava, por desconhecer o TAC ou por falta de assessoria qualificada, como diz o velho ditado: mais perdido do que cego em tiroteio.
ASSISTA A DISCUSSÃO NOS VÍDEOS ABAIXO:
Autores da matéria: Jaime Arantes e Washigton Luiz



olha ta na hora do prefeito começar a se atualizar e saber o que ele estar administrando uma cidade, e não brincando de fazer origami (brincadeira de papel)
ACORDA JOÃO DA SAPATARIA VOCÊ ESTA TOTALMENTE DESORIENTADO…
O TAC, esse ocorrido com o prefeito dá para entender que existe uma administração paralela na prefeitura, como assessores do Sr. João não transmitiram o conteúdo das reuniões, até parece que querem desestruturar a administração do prefeito.
Todos nos sabemos da inexperiência do Sr. João, mas se tivesse bem assessorado as coisas seriam mais fáceis e a população não sofreria com os ocorridos.
Não podemos deixar de lembrar que estão culpando o atual, por vários equívocos que é de responsabilidade de gestões passadas.
Ainda é muito cedo para tirarmos uma conclusão plausível, só peço que realmente o Sr. prefeito procure pessoas competentes, mesmo que já tenha colaborado com administrações passadas.
O problemas é do prefeito JOÃO 10 !
1 – Ele pecou em não está a par dos trâmites das negociações, conforme ditou o promotor.
2 – A assessoria do prefeito é de uma irresponsabilidade estupenda. Ainda quiseram contestar os ditos do promotor.
3 – Sr. João, pelo amos de Deus, como pode contratar uma assessoria nessa configuração ?
Agora temos a real explicação de alguns dos caos que temos em Quixadá, a vossa assessoria não o assessora como deveria.
DICA: Para uma boa administração municipal, se faz necessário que o prefeito tenha uma equipe altamente capacitada e atenta.
Da forma que está, vossa senhoria corre risco de mais um fiasco.
Isso é completamente vergonhoso. VERGONHOSO MESMO.
Dar a cesar o que é de cesar… Há qnto tempo existe DMT em qxda? a qnto tempo existe Guarda civil em quixadá? há qnto tempo? respondam…olha a hipocrisia, aquele que aponta o dedo p uma gestão tem que ter tido uma administração anterior perfeita. Por que essa leva de TAC, só está surgindo agora? há qnto tempo nós vemos os ninhos de mototaxi crescendo e se aglomerando nas calçadas? Pense e responda. É perfeito o TAC, mas pq mesmo as autoridades não pensaram nisso antes????
senhor prefeito, o senhor msmo sempre fala q !só quero o bem do Xadá” pq tremeu na base na hora de asinar o termo ?
acho q o senhor ñ tinha nem noção desse termo. agora o senho r vai ter q fazer por obrigação já q no seu primeiro ano ñ vez nada msmo.
acho q a primeira vez q o senhor pegava nesse termo foi nessa reunião q tinha o proposito de somente assinar o termo já q ele(termo) já havia sido discutido e elaborado. se espantou hein prefeito!
agora o senho r vai fazer o bem p o Xadá qr queira ou ñ.+ no final do seu mandato o senho r vai falar q fez o presidio, equipou a guarda municipla e DMT e vai agradecer por essa TAC. agora falta uma TAC da saude pq so assim o prefeito faz alguma coisa pq se esperar por ele Xadá vai crescer igual a rabo de cavalo- sempre para baixo!
É melhor pedir ajuda à presidenta Dilma, se alinhar com o governo federal, pois lá em Brasilia tem dinheiro, e pedir ajuda de quem aqui em Quixadá tem condições de ajudar a gerenciar e fiscalizar o uso do dinheiro público, pois sabemos que boa parte dos que se alinham com a oposição ao governo federal e estadual, e sendo assim, não poderão conseguir verbas, financiamento para superar a maior parte dos problemas,enfim grandes projetos e para a cidade e consequentemente cumprir o que foi firmado nesse dito TAC.
Engraçado. O secretário de Administração Weiber Queiroz disse que participou de todas as reuniões de definição dos termos desta TAC. No entanto, disse que não viu nenhuma discussão sobre a iluminação dos postes, no que foi prontamente refutado pelo promotor. Deve ser porque o Sr. Weiber ia para as reuniões, assinava a presença na entrada e depois ia embora… kkkkk. Se até o Weiber que é um senhor esclarecido comete suas asneiras, imagina o inexperiente prefeito João. Tem que trocar tudo nessa cidade .
Pelo que vimos , uma falta de segurança total do prefeito, que não sabe, se embarca no avião ou se sai voando. evidente que não foi o prefeito que assinou, e sim a pressão do cumprimento da palavra, que o fez assinar o documento como se tivesse assinando a própria sentença. não me pergunte de que ! Meu amigo prefeito teme muito os que estão, ainda, lhe dando apôio. PORQUE ? SERÁ QUE EXISTEM FORÇAS OCULTAS, COMO ESCREVEU jANIO QUADROS AO ASSINAR SUA CARTA RENUNCIA ? OU COMO DIZIA O PREFEITO DE SAUDOSA MEMORIA BAQUIT. SÃO AVES ESTRANHAS AO NINHO ?
Sinceramente,como é que pode colocar um prefeito neste naipe para gerir uma cidade tao importante do Estado do Ceara,totalmente sem conteudo,sem argumento convincentes,reais,primeiro sinal que ele nao tem dialogo com seus pares para saber o que de fato está sendo resolvido,decidido e aplicado na cidade,um verdeiro marionete,nao sou eu que estou dizendo isso,é o proprio comportamento dele,sinceramente votei nele,acreditei nele,pois ele se mostrava a mundança que precisamos no discurso,mas na pratica é tudo balela,despreparo,sem respeito para com a populaçao,meu Deus que vergonha,quero meu voto de volta,tomara que ja passem esses 3 anos que ainda faltam,Caro Prefeito,volte para sua empresa,o senhor ja provou que nao tem preparo para gerir uma populaçao,o senhor ja realizou seu sonho de criança,virou prefeito,agora seja humilde e diga para o povo que não está dando,se o papo um lider uma nação nao suportou e renunciou,vc que nao está conseguindo ao cubo por que nao renuncia tambem.
MAHONAY, TU RESOLVEU APARECER? E JÁ VEM BABANDO O PREFEITO PRA MANTER TEU CONTRATO COM A PREFEITURA NÃO É? DEIXA DE SER I(*&¨%$, TU NÃO VIU O VIDEO DO TEU PREFEITO SE TREMENDO, GAGUEJANDO, SEM SABER FALAR. UMA CENA REALMENTE LASTIMÁVEL, DIGNA DE PENA. COMO PODE MAHONAY? O TEU PREFEITO AINDA NÃO TINHA LIDO O TAC? TU OBSERVOU MAHONAY QUE ELE ESTAVA PROCURANDO ALGUÉM? QUEM ERA HEM? SERÁ QUE ERA O MARCOS IRMÃO DELE? POR QUE TODOS QUE ESTAVAM ALI JÁ TINHAM PARTICIPADO DAS REUNIÕES? MAS O IRMÃO DELE NÃO. ENTÃO ELE QUERIA LEVAR O ACORDO PRO IRMÃO DELE VÊ. MAS O PROMOTOR NÃO DEIXOU. BEM FEITO, ISSO NÃO BRINCADEIRA NÃO RAPAZ. RESPEITEM A COISA PÚBLICA, TU VIU MAHONAY? SÓ FOI O WEIBER E O CI MANDAR ELE ASSINAR E ELE DE PRONTO E IMEDIATO ASSINOU.
Sera q ele sabe o seu proprio nome./////????????
Não sei por q cargas d’AGUA O SR PROMOTOR EA SENHORA JUIZA,NÃO TOMAM PROVIDENCIA PARA TIRAR ESTE DESTRUIDOR DO MUNICIPIO DE QUIXADA,JA Q A CAMARA MUNICIPAL NÃO FAZ NADA, INCOMPETENCIA slogan desta prefeitura.
Nao é de hoje que se observa o desmantelo em quixadá… o tac do traonsporte escolar corre o risco de deixar varios pais de familia sem trabalho, além de crianças sem irem as escolas. pq? pq só pouquissimas as pessoas que possuem condiçoes de comprar carro novo, onibus novo… a lei ñ determina idade de veiculos e sim segurança de veiculos. a insistencia nesses tipos de documentos tem colocado qxdá em situações cada vez piores. como um mototaxi que mal ganha pra sustentar a familia vai poder trocar sua moto p outra nova?
Quanto ao vexame que o prefeito pagou é fruto de uma assessoria incompetente que ele mesmo escolheu, secretários empenhados em roubar e perseguir, acumular cargos… advogados que alegam desconhecer as leis,uma verdadeirA falta de compromisso com os cargos que assumem. vai acordar qndo prefeito? quem é seu conselheiro? chico javali??? Vc está mal,mto mal assessorado. Acorda rapAZ!!!! Só estão trabalhando pra te derrubar!
Eita bando de irresponsável comanda hoje a prefeitura de Quixadá começando pelo o prefeito totalmente analfabeto. Acora Quixadá.
ENGRAÇADO , QUEM TIROU ,DESVIOU O DINHEIRO PUBLICO O MP NÃO OS FAZ DEVOLVER AO COFRE PUBLICO. AI NÃO É ILUMINAÇÃO PUBLICA, CAMERAS DE VIDEO QUE VAI RESOLVER O PROBLEMA DA SEGURANÇA. PARA RESOLVER TAL PROBLEMA É A JUSTIÇA SER MAS DURA PRENDER E FICAR PRESO.
engraçado q as noticias nesse poste não são como deve,! focado no sentido d ajudar a cidade,! mas sim, no sentido de atacar a gestão atual,
VEJAM ESSE TRECHO DA ENGTREVISTA: “o vice-prefeito Welliton Cí e o Secretário de Administração Weiber levaram o prefeito para uma conversa em particular, após a qual o prefeito resolveu, relutantemente, assinar o documento.”
GENTE AQUI ESTÁ BEM CLARO QUE A ENTREVISTA DO VEREADOR LUIZ DO HOSPITAL É VERDADEIRA, QUANDO MESMO AFIRMA QUE EXISTE INGERENCIA NA PREFEITURA, E ELE ATÉ CITOU QUE QUEM MANDAVA NA PREFEITURA ERA O CI, O WEIBER E O MARCOS – IRMÃO DO PREFEITO. NÃO TEM COMO SE CONCLUIR DE MODO CONTRÁRIO, OU SEJA, O PREFEITO SÓ ASSINOU, DEPOIS QUE ELES MANDARAM ASSINAR. GOSTARIA QUE O PESSOAL DO LADO DO PREFEITO DISSESSE O CONTRÁRIO, COM FUNDAMENTAÇÃO, É CLARO!
GENTE SERÁ QUE É DIFICIL DE ENTENDER? TODA NOSSA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL É DESPREPARADA, A COMEÇAR PELO NOSSO GESTOR MAIOR – O PREFEITO. MEUS CAROS CONTERRÂNEOS, QUEM VOTOU OU NÃO VOTOU NO JOÃO DA SAPATARIA. NÓS VAMOS PAGAR TÃO CARO ESSA BURRICE DE TER COLOCADO “JOÃO” NA PREFEITURA, QUE DURANTE MUITO TEMPO, EU VOU TER PENA DO PRÓXIMO SUCESSOR DO EXECUTIVO MUNICIPAL. QUIXADÁ VAI FICAR TÃO SUCATEADO, QUE TALVEZ SEJA ATÉ NECESSÁRIO “DESMANCHAR” ESSA CIDADE E CRIAR OUTRA. O CENÁRIO CATASTRÓFICO É ESTE:
UM PREFEITO INEPTO,DESPREPARADO DE QUALQUER CONHECIMENTO ADMINISTRATIVO. UM BANDO DE APROVEITADORES, OPORTUNISTAS, SANGUESSUGAS, LADROES DA MISÉRIA ALHEIA, QUE FICAM DE PRONTIDÃO, PARA QUE NA PRIMEIRA OPORTUNIDADE, ELES, “SE DÃO BEM”. E OLHEM BEM, NESSE BANDO DE “COISA RUIM”, TEM GENTE DE TODO TIPO, E DE TODOS NIVEIS DE NOSSA SOFRIDA COMUNIDADE. TEM GENTE RICO, GENTE POBRE, TEM ANALFABETA, TEM GENTE COM NÍVEL SUPERIOR, TEM PRETO, TEM BRANCO, TEM DA CIDADE, TEM DO SERTÃO, ENFIM, TEM DE TUDO.
AGORA DE UMA COISA PODEM TER CERTEZA, QUANDO MAIS PREPARADO FOR O FACÍNORA QUE COMPOEM ESSE BANDO, MAIOR VANTAGEN ELE TERÁ, E SABEM PORQUE? POR QUE O PREFEITO NÃO SABE, É DESPREPARADO. EU QUERO ACREDITAR QUE SEJA ISSO, POIS SE NÃO FOR A COISA FICA MUITO PIOR.
O Termo de Ajuste de Conduta assinado neste dia 15 de janeiro de 2014 é só mais uma “Lei” que irá para a gaveta (muito embora eu espere que não), tendo em vista as obrigações impostas, especialmente ao executivo municipal. O prefeito não consegue dar conta nem de outros problemas mais urgentes…