Emancipação de distritos já está em análise na Procuradoria Geral da República

- por
  • Compartilhe:

Já chegou ao procurador-geral da República, Roberto Monteiro Gurgel Santos, o questionamento acerca da lei cearense que dá aos deputados estaduais a prerrogativa de promover a emancipação de distritos.

O caso foi encaminhado a Brasília pelo Ministério Público Federal do Ceara, que recebeu representação do deputado estadual Heitor Férrer, apontando uma suposta inconstitucionalidade da Lei.

Segundo o deputado, a lei é “flagrantemente inconstitucional” porque a a criação de novos municípios depende de uma lei complementar federal, ainda não aprovada pelo Congresso Nacional.

O procurador regional eleitoral, Alessander Sales, disse que não vai se pronunciar sobre o assunto enquanto não houver um entendimento do procurador geral.
Segundo ele, é o chefe da Procuraria quem vai decidir sobre a possível abertura de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) contra a lei cearense.
Fonte: Direito CE



Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.