Campanha de 2016 em Quixadá talvez seja pautada pelo medo de renovar

- por
  • Compartilhe:

O conjunto de fatores que levaram à consagração de João Hudson nas urnas, em 2012, é bastante extenso. Dentre os mais importantes, estava o sentimento da população de que uma renovação política no município precisava acontecer. Esperar perfeição do processo de renovação seria exagero, mas o que ninguém contava era que a administração seria tão limitada sob tantos aspectos. Realmente, a esperada renovação eficiente e produtiva não aconteceu. A história cuidará em deixar claro que João Hudson foi um experimento, não uma renovação.

Agora, o insucesso da atual gestão se deve a múltiplos motivos. Um dos mais importantes é que, em significativa medida, ela não se compõe das pessoas que a ajudaram a convencer o eleitorado. Secretários foram trocados em praticamente todas as pastas o tempo todo. Hoje, nem o vice-prefeito quer ser considerado muito envolvido com a administração. Não se sabe ao certo se João foi usado por algum tempo e depois abandonado, ou se se desviou do padrão prometido em campanha, obrigando essas pessoas ao portão de desembarque. O que está claro é que o prefeito não tem conseguido estabelecer e manter uma linha discernível de atuação, nem criar uma marca pessoal em torno de algum projeto de amplo impacto. A renovação simplesmente não ocorreu.

Sabedora de que a popularidade do prefeito anda em baixa, a velha guarda da política quixadaense está rosnando aos quatro ventos e intenciona fazer sua campanha, em 2016, com base no sentimento de medo da renovação. Desejarão, a todo custo, convencer o eleitorado a usar uma venda e a não olharem de novo para as razões que os convenceram, em 2012, a fazer a tentativa que fizeram.

Concordemente, ao que parece, as tentativas da velha guarda serão de vender à população o conceito de que renovar é perigoso. O processo de renovação, com seu experimento no meio, será retratado como indesejável, falho, monstruoso, prejudicial e impróprio. “Não troque o certo pelo duvidoso”, com certeza será muito ouvido na campanha do ano que vêm. É razoável tal abordagem e perspectiva? Não parece, e por alguns motivos muito simples:

(1) As circunstâncias dos tempos não são as mesmas. A experiência que os velhos políticos afirmam ter não necessariamente é fator garantidor de alguma coisa diante dos novos cenários.

(2) O eleitor talvez não aceite ser iludido para deixar de analisar nomes e condutas em prol da promoção de um mito, de uma lenda, de uma história que quer, a todo custo, repetir-se.

(3) O sentimento prevalecente talvez seja o de não desistir de Quixadá. E não desistir de Quixadá significa não desistir do que o município precisa. E o que ele precisa, convenhamos, é de renovação, não de mais do mesmo. Por mais doloroso que o processo de renovação seja, por mais que tenha havido experimentos falhos, isto não significa que o projeto de renovar deva ser abandonado em favor de um saudosismo baseado em mero apego partidário ou, pior, no medo. Porém, até que ponto vale o sacrifício pela renovação é algo que só ao eleitor caberá julgar. O dado concreto é que salvadores da pátria só existem na imaginação. Ninguém tem fórmula mágica para resolver as demandas. Valerá muito, portanto, observar a honradez e tentar compreender as motivações de cada um que se oferecer para governar esse braseiro apagado.

Não se pode desconsiderar, também, que ainda restam dois anos praticamente completos para que a atual gestão chegue ao fim. Até lá, espremendo bem, é até possível que surpresas aconteçam. Independente disto, o atual prefeito entrará para a história como experimento, não como renovação.




Comentários

Os comentários abaixo não representam a opinião do Monólitos Post; a responsabilidade é do autor da mensagem.
  1. Eu vou de RENOVAÇÃO de novo, Por que os Políticos que nós Quixadaense temos atualmente todos eles sem exerção, Não tão nem ai pra nós eleitores quixadaense .

Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.