Crime Ambiental: Centenas de carradas de aterro são retiradas de área protegida em Quixadá

- por
  • Compartilhe:

Cerca de quinhentas carradas de aterro foram retiradas de uma área de preservação ambiental em Quixadá, município do Sertão Central do Estado, numa ação que, segundo o Dr. Gladson Alves do Nascimento, presidente da seccional da OAB neste município, configura claramente crime ambiental.

Durante este mês de março, caminhões 20150329_083353truncados se revezaram em extrair o material de uma extensa faixa de terras federais, nas proximidades do Açude Cedro. Antes da extração, parte do terreno foi desmatado e a primeira camada de terra, considerada ruim, teria sido destinada a empreendimentos privados.

Máquinas levadas para a área continuaram extraindo aterro, deixando, no final, uma enorme cratera de centenas de metros de extensão. Com as chuvas mais recentes, o enorme buraco acumulou significativa quantidade de água. O material considerado bom, abaixo da primeira camada, teria sido destinado às obras da UFC e do DETRAN em Quixadá.

20150329_082703

Sem licença da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), a atividade na área protegida que é, inclusive, tombada, teria sido autorizada pela administração local do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS). A agressão ao meio ambiente só parou após uma denúncia ter alertado a diretoria do órgão em Fortaleza, que ordenou a imediata paralisação da extração.

user 2

O Presidente da Associação de Imprensa do Sertão Central (AISC), Sr. Wanderley Barbosa, e o Dr. Gladson Alves, da OAB, formalizarão uma denúncia junto ao Ministério Público Federal. A Lei 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, estipula as penalidades para crimes ambientais no Brasil.

A área agredida dificilmente conseguirá ser restaurada no decorrer dos próximos anos e, de fato, não é possível reparar plenamente o dano.

A seguir, veja o registro fotográfico do local violado:

 




Comentários

Os comentários abaixo não representam a opinião do Monólitos Post; a responsabilidade é do autor da mensagem.
  1. – CADEIA NAO: PENAS PECUNIARIAS MEDIAS, E, ASSIM SAO POSSIVEIS DE SEREM PAGAS, NAO AQUELAS MULTAS MILIONARIAS, QUE SO SERVEM DE MANGOFA COM OS ORGAOS PUBLICOS FISCALIZADORES, E, TAMBEM A RECOLOCACAO DOS MATERIAL RETIRADO, JA PENSOU, NO CAMINHONEIRO GANHANDO EM DOBRO ?!

  2. Cadeia aos responsáveis. Do prefeito ao ignorante do responsável pelo DNOCS dessa cidade. Bando de aproveitadores.

Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.