Há 36 anos era inaugurada a Rádio Uirapuru, atual Rádio Monólitos, em Quixadá

- por
  • Compartilhe:

12705301_1085402418206400_6724595465260159502_nHá 36 anos era inaugurada a nossa primeira emissora de rádio, a AM Uirapuru. A sua primeira transmissão foi no dia 13 de fevereiro de 1980. Nesta data, a tão sonhada emissora invadia os lares quixadaenses e Sertão Central.

José Pessoa de Araújo, empresário e um apaixonado pela comunicação, além da “Uirapuru” da capital, resolveu levar o canto do pássaro a quatro cidades do interior: Itapipoca, Canindé, Morada Nova e Quixadá, formando assim a “Rede Uirapuru de Comunicação”. A solenidade de inauguração aconteceu no período da noite, nos próprios estúdios da emissora, no Planalto da Curicaca.

Atualmente no local tem apenas os transmissores da hoje “Rádio Monólitos”. Naquela noite, Quixadá parou para acompanhar a festa da inauguração e ninguém se importou com a distância, em carros, ônibus, bicicletas, carroças, ninguém queria perder aquele momento histórico para a radiofonia quixadaense.

Antes de sua inauguração, eram ouvidas na cidade apenas as rádios da capital ou as de Quixeramobim e Limoeiro.

collage

Da esquerda para a direita: Sinval Carlos, Célio Aragão, José Pessoa de Araújo. (Fotos: Amadeu Filho)

Presentes a inauguração estava o governador do Estado, Virgílio Távora, o vice-prefeito Dr. Luis Crispin, Gonzaga Mota, José Antunes Mota e nomes de peso da radiofonia cearense como Cid Carvalho, Edson Silva, Mena Barreto, Hélio Malveira (que foi o professor dos locutores e operadores), De Assis ( responsável pela montagem), Dr. Wagner (um dos diretores) e, claro, o grande comandante José Pessoa de Araújo. A partir daí, a “boazinha”, como era chamada carinhosamente pelos ouvintes, passou a fazer parte da vida dos quixadaenses.

Uma equipe pioneira trabalhava com afinco e paixão, mesmo sem muita experiência a “Uirapuru” funcionasse com qualidade. Os primeiros operadores: Jorge Umbuzeiro, Viana Vieira, Wagner Nepomuceno, Teixeirinha, Chico Pernalonga, J. Neto, depois apareceu outros nomes como Alexandre Magno, Freitas Magnético, Ana Maria, Teixeira Filho, Paulo Sérgio. Na locução Ribamar Lima, Sinval Carlos, Jonas Sousa, Delmiro Fernandes, Ribeiro Junnior, Nonato Silva, Célio Aragão, Amadeu Filho e outras vozes foram compondo a equipe.

12729258_1085402524873056_8724572052089613621_n

Equipe pioneira: Ribeiro Junior, Jonas Sousa, Amadeu Filho, Ribamar Lima e Sinval Carlos (imagens dos anos 80). [Foto: Amadeu Filho]

Alguns programas da emissora da capital eram retransmitidos, como por exemplo, “Antenas e Rotativas” com Cid Carvalho. A nova rádio já mantinha uma equipe esportiva com Ribamar Lima, Jonas Sousa e Amadeu Filho, tendo inclusive transmitido jogos de caráter internacional como “Brasil e Uruguai”, diretamente do Castelão.

Quanto à direção, os primeiros foram José Albuquerque de Macedo, Marilac Silveira, Célio Aragão. A partir de 1982, os estúdios da emissora vieram para o Centro da cidade e, neste momento o escritor João Eudes Costa assumiu a direção. Em pouco tempo, a primeira emissora foi adquirida por um grupo quixadaense, tendo a frente, os senhores Everardo Silveira e Aziz Baquit, passando então a ser denominada “Rádio Monólitos”.

As pessoas que integravam a equipe de apoio da primeira rádio eram Helena Saraiva, que ficava no comércio de D. Moura anotando os avisos; na recepção Lucia Morena, Lúcia Branca, Otini. O carteiro particular era Dedé Drácula que ia e voltava da cidade várias vezes, trazendo os pedidos musicais e outros comunicados. Na cantina, a rainha do café, Barbosa, que conquistou a amizade de todos. Os motoristas oficiais eram o taxista Neles e Antonio Caetano que conduzia a equipe de esportes.

_______

Por Amadeu Filho, um dos pioneiros do rádio em Quixadá. 




Comentários

Os comentários abaixo não representam a opinião do Monólitos Post; a responsabilidade é do autor da mensagem.
  1. parabéns a todos que com muita dedicação fizeram desta emissora, um grande e respeitado veiculo de comunicação, tenho orgulho de poder ter feito parte desta família por mais de uma década, fiz amigos, aprendi e hoje guardo boas lembranças dessa passagem importante da minha vida, parabéns rádio Monólitos de Quixadá

  2. O Rádio é uma paixão que nos torna importantes peças na sociedade, ele transforma lugares, inova pensamentos e engrandece o poder público quando usado para cobrar corretamente. Informação, dedicação e força popular!

  3. PARABÉNS AMADEU FILHO, PELA BELÍSSIMA MATÉRIA, A QUAL PODEMOS RECORDAR ESTE BELO MOMENTO DA HISTÓRIA QUIXADAENSE. LEMBRO QUE ERA AINDA CRIANÇA QUANDO MEU PAI MIM LEVOU PARA CONHECER AS DEPENDÊNCIAS DA RÁDIO UIRAPURU, FOI MUITO EMOCIONANTE. EU PENSAVA QUE OS CANTORES ESTAVAM PRESENTES NA RÁDIO PARA CANTAR, QUANDO CHEGUEI LÁ NÃO VI NENHUM, QUANTA INOCÊNCIA!

Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.