Alta incidência de casos de chikungunya já afeta economia e comércio de Quixadá

- por
  • Compartilhe:

Foto da internet retratando paciente com sintomas de chikungunya. Meramente ilustrativa.

A altíssima incidência de casos de chikungunya em Quixadá, doença que tem como vetor principal o mosquito aedes aegypti, já começou a produzir efeitos danosos à economia e comércio do município.

Várias famílias quixadaenses tem um ou mais de seus membros sofrendo com os angustiantes sintomas da doença, sintomas que são extremamente debilitantes.

Como consequência, a força de trabalho do município tem sido cruelmente atingida, causando forçosa diminuição de produção e ritmo de trabalho.

Algumas empresas estão com dificuldade até para substituir funcionários doentes. Noutros casos, funcionários doentes estão indo trabalhar, mas sem conseguir manter a normalidade na prestação dos serviços. Em alguns casos extremos, pequenos comércios nos bairros tem fechado as portas por causa da incapacidade do proprietário, único a trabalhar no local, de continuar com as atividades cotidianas.

“Em alguns estabelecimentos do município, a doença afetou até 40% dos funcionários”, disse o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Quixadá, Carlos Henrique, ao repórter Everardo Gomes.

Fontes médicas consultadas afirmam que o número de atestados concedidos neste período em Quixadá é maior do que qualquer outro de que se tem lembrança.

Nesta última segunda-feira (06), a 8ª Célula Regional de Saúde do Estado, através da Dra. Benedita Oliveira, reuniu representantes de todas as instituições ligadas à saúde no município num esforço para alinhar os métodos de combate preventivo e tratamento efetivo dos doentes.

MORTE CONFIRMADA

A prefeitura de Quixadá reconhece que pelo menos uma morte já aconteceu tendo como causa a chikungunya. Tratava-se de uma idosa que, após receber atendimento por um período, acabou sendo transferida de Quixadá para Fortaleza, mas não resistiu e morreu dentro da ambulância, no percurso até a capital.

chikungunyaÓBITOS EM INVESTIGAÇÃO

Uma autoridade de saúde de Quixadá, cujo nome será mantido em sigilo, a pedido,  afirmou que dezenas de óbitos estão sendo investigados com suspeita de terem como causa a chikungunya. Segundo esta autoridade, o número de mortos pode passar de 30! Após divulgação do assunto, a prefeitura confirmou a informação e disse que apenas uma morte foi atestada tendo a chikungunya como causa direta.

A prefeitura também revelou que o município tem mais de 2.400 notificações de casos de dengue.

O Ministério Público não se pronunciou a respeito.

UM BEBÊ MORREU

Na semana passada, na Avenida José Caetano, um bebê morreu com sintomas de dengue hemorrágica. A dengue também tem como vetor principal o mosquito aedes aegypti.

CARRO FUMACÊ

Como medida de combate ao mosquito, um carro fumacê tem circulado pelas ruas do município desde a segunda-feira (30/05). A medida é considerada insuficiente.

VISITA DO SECRETÁRIO DE SAÚDE DO ESTADO

Nesta semana, após ter se reunido com o médico Ricardo Silveira e vereadores quixadaenses, o Secretário de Saúde do Estado, Henrique Javi, visitará Quixadá para observar mais de perto a situação calamitosa por que passa o município.
___________

1975109_895395303833674_3941638773056511380_nPor Gooldemberg Saraiva




Comentários

Os comentários abaixo não representam a opinião do Monólitos Post; a responsabilidade é do autor da mensagem.
  1. Um “pequeno” equívoco por parte deste veículo de comunicações. A deputada Rachel Marques é quem está trazendo o secretário de saúde do estado a nossa cidade. Isto acontece.

  2. Ontem o carro fumacê passou em frente a minha residência mas não jorrava nada só fazia barulho.eu acho que estão nos enganando.

  3. Aqui em Quixadá,tá demais as pessoas só morrendo até o bebê e os idosos morreram com essa doença maldita. Como vamos parar com essa doença maldita, meu Deus, as pessoas estão indo trabalhar se arrastando, os médicos não tão nem atestados, tem que ir trabalhar a força.

Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.