Alunos prejudicados: Prefeitura de Quixadá adia início do ano letivo

- por
  • Compartilhe:
16387201_234318867025689_746797961289812783_n

Banner divulgado nas redes sociais da Prefeitura que anunciava o início do ano letivo para o dia 06 de fevereiro. (Foto: Facebook)

As aulas da rede pública municipal, nos últimos oito anos, sempre iniciaram em período hábil, com merenda e transporte escolar. Porém, o ano letivo está iniciando com problemas, pois o calendário escolar estava previsto para as aulas iniciarem no dia 06 de fevereiro, mas, por motivo ainda desconhecido por pais e alunos, essa data foi transferida para dia 13 de fevereiro.

É notório que o referido atraso ocasiona problemas, já que chega a comprometer a rotina escolar, bem como a programação das famílias que trabalham e que visam uma aprendizagem valorativa e compromisso por parte dos gestores.

Mais recente o Prefeito Ilário Marques (PT) anulou o concurso realizado em 2016 e que previa a contratação de professores, no mesmo dia o Judiciário concedeu liminar ao Ministério Público onde o município ficou proibido de convocar os professores aprovados no processo seletivo, segundo os promotores processo com muitas falhas, isso também pode afetar o início do ano letivo, já que existe carência de professores na rede municipal.

Visando uma educação democrática onde todos estejam lutando por uma escolaridade adequada, deveres e direitos cumpridos muitas vezes se chocam ao se deparar com uma sociedade em que se prega justiça, mas que os direitos dos trabalhadores não são respeitados, pois são castrados mesmo antes de poder iniciar sua uma carreira promissora e isso se faz realidade ao se falar de uma sociedade justa, mas que ao contrário, explicita situações de autoritarismo tentando impedir, por exemplo, que profissionais assumam devidamente o concurso legalmente realizado no município.

O que será mesmo que esses profissionais fizeram que não podem assumir o concurso? Foi o fato de serem pessoas que estudaram e que legalmente participaram das etapas exigidas e obtiveram aprovação? Onde está realmente o erro? No concurso que garantirá aos aprovados a efetivação? Ou será que se deve manter um quadro de contratados e eliminar os direitos dos profissionais aprovados no concurso?

Enquanto isso, pais estão preocupados e questionam porque as escolas ainda não iniciaram as suas atividades. Qual o motivo de ainda não está funcionando? O que se sabe é que os educadores estão a esperar por alguma resposta para iniciarem suas atividades.

Além desse imbróglio, na área da educação, o Município terá que explicar aos professores como será resolvida a questão da famosa Lei dos Quatros pisos (Lei Municipal 1.311/1989), lei esta que criou privilégios para um grupo de aproximadamente 35 professores, sem qualquer justificativa constitucional ou legal, e que ganham aproximadamente três vezes a mais do que o valor normal recebido por um professor no Município de Quixadá.

Diante desse quadro educacional grave por que passa o município de Quixadá é de esperar que a educação dos alunos não seja a mais prejudicada. Uma cidade melhor se faz com uma melhor educação para seu povo.

 



Por Herley Nunes
Contato: (88) 9 9819.6547
Email:  monolitosquixada@gmail.com




Comentários

Os comentários abaixo não representam a opinião do Monólitos Post; a responsabilidade é do autor da mensagem.
  1. Esperemos mais quatro anos
    , com o rabe entre as pernas, feito cão que soltou pum na igreja. Temos o governo que elegemos e merecemos, isto é, quem neste votou.

  2. A solução é convocar os professores aprovados no concurso público.

  3. hem apenas 1 mes de gestão …. vix! engraçado que nos ultimos 4 anos tudo era perfeito😲😲📣📣📣 sacanagem hem. .. em um ano que trabalhei nessa porcaria de gestão 10 obs: EM APENAS UM ANO 2013 primeiro ano que era pra ser uma beleza eu tenho salario atrazado de 5 meses… e ai ? ninguem me pagou hem E ai? a culpa é do novo gestor? e os funcionarios fantasmas que recebiam e nunk foram trabalhar… esses sim recebiam em dias… familiares fizeram mansões so comendo na boquinha… e nos funcionarios que tomasse.
    É facil falar … sera que se o opositor tivesse ganhado teria essa culpa toda nas costas? será? será monolitos post.? ha voltando la pro meu salario que estava trabalhando todos os dias pontualmente queria saber de vcs que sabem resolver tudo !- peço a quem? MP ? o Joãosinho que foi otimo pelo jeito ? ha desculpa tenho que pedir o atual prefeito ne , que desconhece o caso. logico ne pra vcs ele tem que consertar tudo que os anteriores fizeram. 1 mes e 4 dias … ja era pra esta tudo certinho {SE VINHESSE TUDO SENDO CCERTINHO} não concorda?😘😂😂😂🤗🕊

  4. Não tem nenhum vereador que possa colocar uma lei para revogar esses quatro pisos? Ou então a saida é o ministerio publico.

  5. Com relação essa lei dos quatro pisos, por que o prefeito não revoga ela já que é desigual, injusta e aproveitando que a prefeitura já estar revogando varias leis. Essa lei dos quatro pisos no meu entender não gera direitos adquiridos porque não existe direito adquirido inconstitucional, essa lei fere a igualdade entre os professores, sem falar que diminui a verba dos professores porque a folha dos quatro pisos é pesadíssima. Ou entao coloca todos os professores na lei dos 4 pisos.

  6. Como é que pode um negócio desses rapaz? E ainda tem essa lei dos quatro pisos que falam que tem professor em Quixadá que ganha na base de 12.000,00, será que é verdade? Alguém pode confirmar isso? E ninguém foi no promotor ainda? Soube que esse grupinho privilegiado quase todos são militantes fervorosos de um partido politico que não precisa nem dizer qual é. Ô Brasil desigual, nam!

Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.