MPF denuncia Lula, Gilberto Carvalho e mais cinco na Operação Zelotes

por | Destaques, Notícias, Política

O Ministério Público Federal (MPF) denunciou nesta segunda-feira (11) o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ex-ministro Gilberto Carvalho por corrupção passiva em um dos processos da Operação Zelotes. Os procuradores do caso também acusam mais cinco investigados de beneficiar montadoras de veículos por meio da edição de medidas provisórias.

De acordo com a denúncia, as empresas automobilísticas teriam prometido R$ 6 milhões a Lula e Carvalho em troca de benefícios para o setor.

“Diante de tal promessa, os agentes públicos, infringindo dever funcional, favoreceram às montadoras de veículos MMC [Mitsubishi] e Caoa ao editarem, em celeridade e procedimento atípicos, a Medida Provisória n° 471, em 23/11/2009, exatamente nos termos encomendados, franqueando aos corruptores, inclusive, conhecimento do texto dela antes de ser publicada e sequer numerada, depois de feitos os ajustes encomendados”, afirma o MPF.

Defesa

Em nota à imprensa, o Instituto Lula diz que a edição da MP 471/2009 seguiu trâmites corretos e que a denúncia é uma forma de perseguição ao ex-presidente.

“A nova denúncia do Ministério Público sobre a edição da Medida Provisória 471/2009 não é apenas improcedente, mas injurídica e imoral. Os procuradores que a assinam tentam explorar novamente um tema que já foi objeto de ação penal e julgamento na primeira instância há mais de um ano”, diz a nota.

loading...



Comentários

Os comentários abaixo não representam a opinião do Monólitos Post; a responsabilidade é do autor da mensagem.
  1. Muitos já comentam que o Lula será preso na próxima audiência na 13ª Vara de Curitiba. Isso é quase certo e na realidade não é mais novidade, mas o que todo cidadão independente quer é ver todo e qualquer que infringir a lei, seja julgado dignamente e caso, com todas as provas e sem nenhuma injustiça venha sofrer uma condenação. Temos que lutar para que todos os corruptos sejam banidos e punidos da política no Brasil, tendo que ser feita também uma reforma da lei eleitoral. A história do Brasil está repleta de fatos que de um lado foi feita a justiça a quem merecia ser condenado, mas por outro lado muitos, que ficaram a mercê da sociedade, excluídos, não houve nenhuma justiça, nenhum reconhecimento por aqueles que na verdade deveriam agir dentro dos parâmetros igualitários, aplicando a lei, e combatendo toda a corrupção, sem contar com os preconceitos sociais (perseguição ao nordestino, ao pobre); preconceito racial contra o negro e mestiços. Na Alemanha é crime se propagar o Nazismo. Acho que neste país, o que antes eu não acreditava, existem muitas pessoas propensas a serem serviçais dos fascistas, dos nazista, enfim querem ser mesmo é colonos das grandes empresas extrangeiras…

Deixe seu comentário

Os comentários do site MonólitosPOST tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem. O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.