Juazeiro do Norte-CE: Cagece será multada se não garantir água suficiente na romaria

- por
  • Compartilhe:

Questões como higienização, oferta de água, segurança pública, gripe suína e dengue, organização do trânsito e outras foram debatidas na Operação Romeiro tendo em vista a romaria em louvor à Nossa Senhora das Candeias. O encontro foi coordenado pelo Secretário de Turismo e Romarias, José Carlos dos Santos na manhã desta sexta-feira no Círculo Operário. A festa começa dia 29 de janeiro e vai até 2 de fevereiro.

Pare ele, a questão da higienização é um desafio nas romarias. Por isso, ouviu da Coordenadora do PACS (Programa Agentes Comunitários de Saúde), enfermeira Maria Aparecida Tavares de Macedo, mais conhecida como Mana, a promessa de que os barraqueiros serão orientados. Zé Carlos aproveitou para, em nome do prefeito Manoel Santana, convocar todas as secretarias a se engajarem no processo de acolhimento ao romeiro de forma a garantir o bem estar do mesmo.

Os representantes da Secretaria de Saúde manifestaram preocupação quanto a gripe suína, principalmente por conta das chuvas o que requer cuidados redobrados. Mana lembrou que já foram três óbitos em Fortaleza e as equipes vão afixar cartazes, distribuir panfletos e orientar sobre os cuidados. Os agentes de endemia vão visitar todos os ranchos, pousadas e hotéis para dar uma averiguada, também, na questão dos focos do mosquito da dengue.

Segundo explicou, será uma abordagem educativa envolvendo o apelo para que os donos desses estabelecimentos disponibilizem sempre água e sabão a fim de que os fiéis possam manter as mãos sempre limpas. As orientações se estenderão pelo Aeroporto Regional do Cariri e terminal rodoviário, além da afixação de faixas nas entradas de Juazeiro. Já o laboratório de vivências a ser montado na Praça Padre Cícero vai informar sobre a gripe e a dengue contando com o apoio de apresentações teatrais.

ÁGUA ? Presente ao encontro, o Gerente Regional da Cagece, Expedito Galba Batista, garantiu que água não faltará nas áreas de maior concentração. Ele adiantou que o órgão elaborou um plano de trabalho para ser executado no período atendendo a própria exigência da ARCE (Agência Reguladora dos Serviços Públicos no Ceará). O descumprimento pode acarretar em sanções contra a Cagece e equipes da agência virão a Juazeiro fiscalizar com aparelho em mãos para medir a pressão da água nas torneiras.

Já o diretor do Demutran (Departamento Municipal de Trânsito), Péricles Teixeira, adiantou sobre a disponibilização de 80 agentes, incluindo pessoal em motocicletas com rondas permanentes e mais quatro automóveis. Segundo ele, será proibido estacionar veículos na São Pedro entre a Rua do Cruzeiro e o Posto de Combustíveis ao lado da Praça dos Romeiros. O município vai criar sete áreas para embarque e desembarque deixando as ruas mais livres para o trânsito fluir melhor.

O Secretário de Segurança, Cláudio Luz, aproveitou para avisar que as barracas que vendem bebidas alcoólicas só poderão funcionar até meia-noite, enquanto a Secretária de Cultura, Glória Tavares, informou sobre as apresentações culturais e de vídeos sobre Juazeiro e Padre Cícero. O Secretário de Turismo assegurou que está trabalhando a possibilidade de, logo, poder contar com um telefone 0800 para favorecer ainda mais aos romeiros conforme desejo do prefeito Manoel Santana. Participaram ainda da reunião, os Secretários do Meio Ambiente e Serviços Públicos, Roberto Sampaio; e da Assistência Social, Vanda Rosendo; bem como representantes da Polícia Militar, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros, Igreja e Escoteiros Mirins.

Fonte: miseria.com.br




Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.