O Youtube prevê que em algum momento de 2010 passará a se tornar uma atividade rentável, segundo informações do TechBlog, serviço vinculado ao jornal Financial Times.
O autor do texto, o jornalista especializado em tecnologia Richard Waters, conta que perguntou ao presidente do Google, Eric Schmidt, em uma breve conversa particular antes de o empresário apresentar seus resultados publicamente, se o aumento na publicidade do Youtube no último trimestre do ano passado significaria que o serviço finalmente se tornaria lucrativo antes do final deste ano. A resposta foi: “Eu presumo isso, sim”.
O Youtube nunca foi rentável para o Google, desde que a empresa do buscador de internet comprou o serviço de vídeos, em 2006.
Ontem, por sinal, o Google anunciou que testará a ideia de alugar filmes por meio do Youtube. Quem produzir vídeos poderá escolher quanto cobrar e por quanto tempo o cliente poderá assisti-los.
O autor do blog lembra que a projeção de que o Youtube pode se tornar lucrativo vem menos de um ano depois que o banco Credit Suisse estimou que o serviço teria um faturamento de apenas US$ 240 milhões em 2009, para um custo de US$ 711 milhões.