Empreendedorismo no currículo da rede municipal de ensino

- por
  • Compartilhe:

O prefeito de São Luís, João Castelo, sancionou a Lei que incorpora aula de empreendedorismo ao conteúdo curricular das disciplinas da área de Ciências Humanas das escolas da rede municipal de ensino. De acordo com a Lei, caberá às escolas incluir a aula de empreendedorismo no conteúdo das disciplinas de Filosofia, Ciências Social ou História, ministrada, preferencialmente, por professores habilitados nestas disciplinas.

No conceito da nova Lei municipal, entende-se por empreendedorismo o aprendizado pessoal que, impulsionado pela motivação, criatividade e iniciativa, capacita para a descoberta vocacional a percepção de oportunidades e a construção de um projeto de vida.

A lei sancionada por Castelo é fruto de um projeto de autoria do vereador José Joaquim Guimarães Ramos (PSDB), para quem a inclusão da nova aula nas escolas tem como objetivo inserir os alunos em uma cultura empreendedora a partir do conceito de sustentabilidade e crescimento. A ideia é torná-los críticos e preparados para a descoberta de vocações com criatividade e técnicas motivacionais que auxiliem no desenvolvimento de capacidade e habilidades individuais.

A lei sancionada pelo prefeito João Castelo determina que compete à Secretaria Municipal de Educação (Semed) oferecer as orientações necessárias aos professores para o desenvolvimento do tema na sala de aula. Cada unidade escolar terá que incluir a aula de empreendedorismo no projeto pedagógico e no plano escolar.

Bem que as prefeituras do Ceará poderiam seguir o exemplo e fomentar o empreendedorismo para os adolescentes.

Com informações do Tendências e Mercados




Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.