Pesquisa eleitoral: Cid ganha no primeiro turno

- por
  • Compartilhe:

O jornal O Estado encomendou ao Instituto Zaytec Brasil pesquisa sobre intenção de votos, nas eleições de 3 de outubro, para governador do Estado, senador e presidente da República.

O jornal começa a publicar hoje os resultados da pesquisa para governador do Estado, que indica a possibilidade de ocorrer polarização entre o governador Cid Gomes (PSB), caso confirme sua candidatura à reeleição, e o prefeito de Maracanau, Roberto Pessoa (PR) candidato assumido ao Governo do Estado.

A pergunta estimulada da pesquisa, em três quadros com candidatos diferentes do PSDB e do PSOL, consolida a posição de Roberto Pessoa como candidato de oposição.
No primeiro quadro, o resultado foi o seguinte: Cid Gomes – 49,1%, Hilário Marques (PT) – 1,7%, João Alfredo (PSOL) – 2,3%, Luiz Pontes (PSDB) 3,3%, Roberto Pessoa (PR) – 17,7%, Branco/Nulo – 6,2%, Não Sabe/Não Respondeu – 19,7%.
Segundo quadro: Cid Gomes – 49,6%, Hilário Marques – 2,1%, João Alfredo – 2,3%, Marcos Cals (PSDB) – 1,5%, Roberto Pessoa – 18,3%, B/N – 6% e NS/NR – 20,2%.
Terceiro quadro, sem a participação de candidato do PSDB: Cid Gomes –50,2%, Hilário Marques – 2,1%, Renato Rosseno (PSOL)– 1,2%, Roberto Pessoa – 18,4%, B/N – 6,9% e NS/NR – 21,2%.

Nas três situações, a pesquisa indica a vitória do governador do Estado no primeiro turno.

Entretanto, Cid Gomes é o candidato com maior rejeição por parte dos eleitores entrevistados, com 21,3% que não votariam nele de jeito nenhum. Roberto Pessoa tem a menor rejeição, com um percentual de apenas 12,2%. Outro dado importante é o governador ser o mais conhecido dos candidatos, com 97,7% e o prefeito de Maracanau o menos conhecido – 72,5%.

Registro e controle
A pesquisa quantitativa, através de entrevistas pessoais, com aplicação de questionários estruturados e padronizados junto a uma amostra representativa da população pesquisada, foi realizada a pedido do O Estado e registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TER), sob o Protocolo Nº 4309/2010 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Protocolo Nº 2385/2010. Desenvolveu-se, no período de 16 a 19 de janeiro de 2010, a partir de um levantamento de dados por amostragem com adoção de um método probabilístico e com representação em nível do Estado do Ceará. A amostra foi estabelecida tendo como referência o número de eleitores de cada município do Estado e a partir de uma estratificação, por Região Administrativa, ou seja, Metropolitana, Litoral Oeste, Sobral Ibiapaba, Sertão dos Inhamuns, Sertão Central, Baturité, Litoral Leste / Jaguaribe e Cariri / Centro Sul.
Tendo como referência o Anuário Estatístico do Ceará / 2008, são 184 municípios que compõem o Estado, agregando um conjunto de 5.645.315 eleitores (TSE-jul/2009). Nesse contexto, procedeu-se a uma escolha aleatória de 30% do número de municípios de cada uma das Regiões Administrativas, citadas anteriormente, perfazendo um total de 57 localidades. Dando continuidade, a definição do painel deu-se a partir da aplicação de um coeficiente de sistematização para selecionar os municípios a serem pesquisados, compondo-se dessa forma um conjunto de 2.479.117 eleitores, ou seja, 43,91% do total do Estado do Ceará.

Para a realização da pesquisa utilizou-se uma equipe de entrevistadores e supervisores devidamente treinada para o trabalho. As entrevistas foram individuais e domiciliares, feitas por meio de questionário estruturado, aplicando-se apenas um questionário por domicílio, respeitando as quotas pré-determinadas. Durante e após os trabalhos de campo, os questionários foram submetidos a uma fiscalização, com filtragem de 100% dos questionários e checagem de 20% para atestar a realização das entrevistas, a adequação dos entrevistados aos parâmetros amostrais e a fidedignidade dos dados apurados, garantindo-se, dessa forma, o grau de precisão dos estimadores, em função dos parâmetros previamente estabelecidos.

TAMANHO DA AMOSTRA
Considerando um erro de amostragem de 2,43% um nível de confiança de 95,00%, o que estabelece sob a curva normal um escore de 1,96 e, mais uma variância máxima de 50,00%, estima-se para o Estado do Ceará uma amostra de 1.620 questionários. Por fim, mantendo-se os mesmos parâmetros estabelecidos para a definição do painel amostral, ou seja, um nível de confiança de 95,00%; e uma variância máxima de 0,25, é possível fazer a projeção dos resultados da pesquisa para a Região Metropolitana de Fortaleza, com um erro de 3,76% e, para o Município de Fortaleza, adotando um erro de 4,15%.

SIGA-NOS NO TWITTER

Fonte: Jornal O Estado




Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.