Pedidos de emancipação de distritos já chegam a 35

- por
  • Compartilhe:

A Assembleia Legislativa recebe, na manhã desta terça-feira (23/02), mais dois pedidos de emancipação de distritos.

Estão agendadas as visitas das comitivas de Guanacés (em Cascavel) e Serra do Félix (em Beberibe) à Presidência da Casa, onde os processos são protocolados e acompanhados por um relator designado pela Mesa Diretora.

Com isso, o total de solicitações chega a 35 desde que os trabalhos da AL iniciaram, em 1º/02. Todos passam por estudos técnicos realizados tanto pela Assembleia quanto por órgãos especializados, como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) e Secretaria da Fazenda (Sefaz).

Por conta disso, o presidente da Casa e autor do projeto que permite a criação de novos municípios no Estado, deputado Domingos Filho (PMDB), alerta para a necessidade de engajamento popular em prol da causa. “É preciso ter uma grande campanha de conscientização popular sobre a importância de ser independente. E tem que se distanciar daí qualquer disputa política. Todos precisam se unir”, avalia.

Já deram entrada em processos de emancipação os distritos de Mundaú (Trairi), Pecém (São Gonçalo do Amarante), Várzea dos Espinhos (Guaraciaba do Norte), José de Alencar (Iguatu), Jurema (Caucaia), Iratinga (Itapajé), Matriz de São Gonçalo (Ipueiras), Mineirolândia (Pedra Branca), Santa Felícia (Acopiara), Icaraí de Amontada (Amontada), Pajuçara (Maracanaú), Almofala (Itarema), Iguape do Ceará (Aquiraz), Juritianha (Acaraú), Aranaú (Acaraú), Monte Nebo (Crateús), Antônio Diogo (Redenção), São Pedro do Norte (Jucás), Icozinho (Icó), Lima Campos (Icó), Jamacarú (Missão Velha), Palestina do Cariri (Mauriti), São João do Aruaru (Morada Nova), Itapebussu (Maranguape), Sítio Alegre (Morrinhos), Assunção (Itapipoca), Deserto (Itapipoca), Cruxati (Itapipoca), Santa Teresa do Trici (Tauá), Caponga (Cascavel), Canaã (Trairi) e Sucesso (Tamboril).

Amanhã, às 19h, o Legislativo realiza audiência pública sobre a criação do município de Jurema, hoje considerado o maior distrito do Brasil, com aproximadamente 130 mil habitantes.

O debate acontece no Liceu da Jurema e foi solicitado por Domingos Filho. Além de lideranças da região, foram convidados o prefeito de Caucaia, Washington Góis, vereadores e deputados estaduais e federais com atuação política na localidade.




Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.