Polícia suspeita de facilitação na fuga da casa de custódia

- por
  • Compartilhe:

Sete presos fugiram, neste domingo (21), da Casa de Privação Provisória de Liberdade Clodoaldo Pinto, a CPPL II, em Itaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza, uma das unidades novas, entregue há poucos meses pelo governo do estado.

Quando perceberam a ação, alguns policiais tentaram evitar a fuga, atiraram contra os presos e acabaram atingindo um deles. Outros quatro foram recapturados. A coordenação do sistema penal acredita que a ação criminosa pode ter sido facilitada por policiais.

A fuga

Era meio-dia, hora da visita, quando os policiais deram conta dos presos que escaparam da casa de privação provisória. Os detentos conseguiram quebrar a parede da cela e driblar a segurança. Os policias ainda tentaram evitar a fuga e atiraram contra os fugitivos, familiares dos detentos presenciaram a ação.

Durante o tiroteio, um dos presos, José Marcos da Silva, foi atingido na perna e morreu em seguida. A movimentação de viaturas do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) e do Comando Tático Motorizado (Cotam) ficou intensa na área.

Por volta das 16h, dois dos outros seis foram recapturados nas proximidades da unidade. O primeiro a retornar foi José Edmilson Pereira Filho. Após alguns minutos, Antônio José Batista da Costa foi reconduzido à unidade.

Bandidos respondem por assaltos

Segundo o coordenador do Sistema Penal no Estado, Bento Larindo, todos os fugitivos são considerados de média periculosidade e respondem a roubos e assaltos. Os quatro que contunuam foragidos são Claudemar Rodrigues, José Itamar Gomes, Pedro Rodriges Nogueira e Tarciano Rodrigues do Nascimento.

A ação dos presos aconteceu num período de 1h30. Depois de ter iniciado uma investigação, a Companhia de Policiamento começa a levantar indícios de que houve facilitação por parte do efetivo, já que, no momento da fuga, uma guarita estava desocupada. Um soldado e um subtenente foram encaminhados ao 5º Batalhão e, possivelmente, vão ser autuados.

Fonte: Verdes Mares




Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.