Sem posto, pacientes são atendidos embaixo de árvore

- por
  • Compartilhe:

Incêndio destruiu posto de saúde em Sertãozinho.
Secretaria culpa a burocracia pela demora em resolver a situação.

Três meses depois do incêndio de um posto de saúde, pacientes de uma cidade da Paraíba ainda são atendidos na rua.

A dona de casa Maria da Penha sabe que saúde não dá em árvore, mas foi embaixo de uma mangueira que ela e a irmã fizeram as últimas consultas médicas.
“Claro que o médico fez a parte dele, de atender as pessoas, não negou atendimento a ninguém. Mas eu acho, eu tenho certeza, que é melhor no posto”, diz Maria. O posto de saúde da família improvisado fica em Sertãozinho, no interior da Paraíba.
Nos últimos três meses, o local foi usado pelo médico para atender a comunidade duas vezes, segundo os moradores. A mesa utilizada pelo doutor para as consultas é a mesma que serve para o lazer no fim de semana.


as imagens, feita por um morador, mostra um dos dias em que a sombra da mangueira virou um consultório médico. As consultas ao ar livre acontecem porque o posto de saúde da região está fechado desde dezembro. Os equipamentos viraram cinzas depois de um incêndio.
“A ideia é atender todo mundo, toda a população que abrange a nossa área”, afirma o médico Bráulio Cavalcanti.
A secretária municipal de Saúde, Márcia Mouzinho, reconhece que o atendimento deixa a desejar, mas culpa a burocracia. “Infelizmente a burocracia dos serviços nos faz penalizar nesse sentido. A ideia é fazer o atendimento ainda que precário”, afirma.

Fonte: Globo




Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.