Deputados do PSDB defendem aliança com PSB

- por
  • Compartilhe:

O deputado Professor Teodoro (PSDB) afirmou, na sessão desta terça-feira (23/03) da Assembleia Legislativa, que uma aliança entre o PSB e PSDB para as eleições deste ano é perfeitamente possível.

A declaração endossa a tese do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) e vai de encontro ao pensamento do PT, que se nega a permanecer numa aliança local com os tucanos.

Segundo Teodoro, há mais afinidades entre PSB e PSDB do que entre petistas e socialistas. Ele lembrou da época em que Cid era deputado estadual e fazia parte da base de apoio ao então governador Tasso Jereissati. “Foi uma aliança que permaneceu quando Cid esteve na Prefeitura de Sobral. A aliança, em si, é saudável. Quando ela visa só a conquista do poder, aí é deplorável”, ponderou.

O parlamentar lembrou que, atualmente, o PSDB empresta apoio ao Executivo na votação de algumas matérias. De acordo com o deputado, porque a bancada entende que o projeto de Cid Gomes é similar ao de Tasso. “Mas, vez por outra, partidos aliados tentam chantagear o Governo por ciúmes do PSDB”, alfinetou.

Professor Teodoro admitiu a intenção do seu partido de lançar candidato próprio ao Palácio Iracema. Ele disse que o nome de Tasso chegou a ser cogitado.

Contudo, o projeto foi abortado por questões de cunho pessoal e estratégico. “Cid é o melhor nome. Ele é ligado à social democracia. As bases para uma aliança estão consolidadas e tudo só depende das circunstâncias do cenário nacional”, argumentou.

Em apartes, os deputados Fernando Hugo e Osmar Baquit, ambos do PSDB, concordaram com o correligionário. E disseram que, hoje, Cid inspira-se no tucanato para coordenar as ações governistas.

Na análise deles, até o deputado federal e pré-candidato à Presidência da República, Ciro Gomes (PSB-CE), tem referências neoliberais.

Para Hugo, “o PSDB pode caminhar de mãos juntas com o PSB de agora não somente por oportunismo circunstancial, mas por afinidade comportamental, coisa que não existe com esses que foram parceiros dos Ferreira Gomes somente nas últimas eleições. O PT, em momento algum, é unha e carne com o Governo. O PT está rachado. Quebrado que nem porcelana carregada em lombo de jumento”.

Já Baquit classificou a parceria entre socialistas e tucanos como “fundamental” para o Ceará. Na opinião de Osmar, o fato do PT gostar ou não da proximidade não deve ser levado em consideração. “Se o PT achar que a presença do Tasso é incômoda, que saia! O PT tem um ciúme doentio do Tasso, porque ele se notabilizou como o maior político vivo da história do Ceará”, opinou.




Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.