Nesta terça-feira, dia 6, a presidente da APRECE, Eliene Brasileiro, participou de uma audiência na sede da Controladoria-Geral da União (CGU) com Marcelo Miranda Barros e Cláudio Santos do Núcleo de Ação de Prevenção e Corrupção no Estado do Ceará (NAP/CE).
O chefe da CGU/CE, Alberto Oliveira Silva, também se fez presente no encontro.
O encontro foi um momento de maior aproximação que rendeu o estabelecimento de algumas parcerias.
Entre elas, o comprometimento da APRECE em disponibilizar espaço em seu site para que a CGU divulgue informes e matérias do próprio órgão.
Outra ação prevista é a realização de cursos de maneira conjunta com a Escola de Gestão Municipal da APRECE, tanto em educação a distancia quanto educação presencial.
A idéia é munir os municípios de informações relevantes, trabalhando sempre a questão da prevenção em detrimento da punição.
“Nosso objetivo é mudar a visão histórica arraigada que os municípios tem da CGU como apenas um órgão de fiscalização e punição, passando a ser visto como parceiro no fortalecimento das gestões”, explicou a presidente da APRECE, Eliene Brasileiro.
Nesse contexto, a APRECE está apoiando o Programa Fortalecimento da Gestão Pública, por meio do qual a CGU vem realizando em diversos cursos no Estado.
Além de capacitar os agentes públicos, esses treinamentos visam fortalecer os controles internos e disponibilizar bibliografia técnica.
Recentemente, General Sampaio foi um dos municípios sorteados para essa capacitação. Os municípios vizinhos também serão contemplados com o curso, a ser realizado no período de 7 a 11 de junho.