MP pede suspensão da seleção de professores da UECE

- por
  • Compartilhe:

O Ministério Público do Estado do Ceará, através dos promotores de Justiça de Defesa da Educação Elizabeth Maria Almeida de Oliveira, Francisco Elnatan Carlos de Oliveira e Antônio Gilvan de Abreu Melo, propôs, no dia 06, uma ação civil pública com pedido de antecipação de tutela em face do Estado do Ceará, requerendo que seja determinada a imediata suspensão do processo seletivo de que trata o Edital nº 02/2010 – FUNECE, de 26 de fevereiro de 2010-XIII Seleção Pública para Professor Substituto.

A ação encontra fundamento nos Processos Administrativos nºs. 06724/2006-4; 090/2008 e 2235/2010-7, instaurados no âmbito das Promotorias de Defesa da Educação, em face dos quais se delineou a situação caótica enfrentada pelas Instituições de Ensino Superior do Estado do Ceará, sobretudo tendo em vista a carência de 222 professores efetivos.

A sobredita seleção tem por finalidade o provimento de 69 vagas para as Unidades da Capital, distribuídas entre o Centro de Ciências da Saúde -CCS, Centro de Humanidades -CH, Centro de Ciências e Tecnologia -CCT, Centro de Estudos Sociais Aplicados –CESA, Centro de Educação – CED e Faculdade de Veterinária –FAVET, bem como, de 58 vagas para as Unidades do Interior do Estado, precisamente para o Centro de Educação e Tecnologia-CECITEC/Tauá, Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central – FECLESC/Quixadá, Faculdade de Educação de Crateús – FAEC, Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu – FECLI, Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos – FADIDAM/Limoeiro do Norte e Faculdade de Educação de Itapipoca.

Os promotores querem que a Justiça determine que o Estado divulgue, regularmente, a decisão suspensiva requerida, para ciência dos candidatos inscritos no respectivo processo seletivo.

Na hipótese de não acolhimento da pretensão de suspensão do Edital, o MP postula, alternativamente, a declaração da nulidade do concurso público realizado, tendo em vista as ilegalidades e as inconstitucionalidades apontadas na fundamentação da presente petição inicial.

A ação requer, ainda, o julgamento antecipado da lide, por se tratar de matéria exclusivamente de direito e, caso o juiz entenda ser necessária qualquer dilação probatória, protesta provar o alegado por todos os meios de prova de direito admitidos, juntada posterior de documentos, ouvida de testemunhas cujo rol será anexado oportunamente.




Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.