Vacinação contra a gripe suína chega a 23% do público-alvo

- por
  • Compartilhe:

Ministério da Saúde diz que 13,5 milhões de pessoas foram imunizadas

Cerca de 13,5 milhões de pessoas já foram vacinadas contra gripe A (H1N1) – popularmente conhecida como suína – em todo o país, de acordo com balanço do Ministério da Saúde divulgado nesta sexta-feira (9). Isso representa 23% do público-alvo da campanha até agora, que totalizam 58 milhões de pessoas (35,1 milhões de jovens de 20 a 29 anos; 20,4 milhões de doentes crônicos com menos de 60 anos, crianças de seis meses a dois anos e gestantes; 1,9 milhão de profissionais de saúde e 566 mil índios).

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, disse que “esse número muda a cada momento”.

A estratégia de vacinação contra a gripe suína foi dividida em cinco etapas, para públicos específicos. Os grupos prioritários são aqueles que têm o maior risco de desenvolver formas graves da doença e de morrer.

Atualmente, o ministério está vacinando adultos entre 20 e 29 anos. Esta etapa, a terceira da campanha, começou na última segunda-feira (5) e vai até 23 de abril.

Os trabalhadores de saúde foram os que tiveram maior adesão à vacinação, com 93,7% de pessoas vacinadas. Entre os indígenas, 56,5% foram vacinados. Entre crianças entre seis meses e dois anos o índice ficou em 66%, enquanto para gestantes foi de 41% e para doentes crônicos, 32,8%. O estado que mais vacinou foi o Maranhão, com 63,5%, e o que menos vacinou foi Rondônia, com 18,2% do total do público-alvo.

Em 2010, o país teve 50 mortes pela doença (até 3 de abril), metade delas no Estado do Pará. O motivo, de acordo com o ministério, é a concentração de chuva na região nesta época do ano – o “inverno” do Norte do país. No ano passado, foram 2.051 mortes.

Ainda de acordo com o balanço divulgado pelo ministério, há no mundo 213 países com casos confirmados de gripe e um total de 17.483 mortes confirmadas.

Fonte: R7




Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.