Ex-Deputado pede respeito a Ciro Gomes

- por
  • Compartilhe:

O ex-deputado Paulo Lustosa, em seu blog Scenarium, pediu respeito ao Deputado Ciro Gomes, leia a matéria na íntegra:

CIRO MERECE O RESPEITO DE TODOS!

Escrito por PauloLustosa

Este cenarista tem o privilégio de conhecer Ciro Gomes ainda quando ele era um jovem cheio de sonhos, desafios e esperanças. Em Sobral, aos dezessete anos, Ciro buscava mostrar “serviço” ajudando ao pai, o Dr. José Euclides, como prefeito da ilustre Vila de Caiçara.

Desenvoltura, inteligência, presunção e, acima de tudo, uma capacidade enorme de articular idéias e externá-las, com excepcional competência, Ciro foi abrindo caminhos para si e para os seus.

Ciro só teve uma parceria na vida, mantida até hoje, que foi com Tasso Jereissati que o viu, o descobriu, o patrocinou e acreditou no seu talento. E, mesmo com todas as tentativas de intrigar Ciro e Tasso, ninguém conseguiu perturbar essa relação. Isto porque Tasso, apesar de suas indiosincrasias, sempre foi um esteio para que Ciro abrisse os seus caminhos, com sua atitude polêmica, agressiva e brigona.

Vive Ciro o seu momento do “Coronel em seu labirinto”. Usado por Lula, a quem dedicou admiração e respeito, Ciro não pode confessar, como bom político que é, que foi enganado. Aliás, político que se preza não confessa fracassos e nem que foi enganado. Político para sobreviver, ao adoecer, nunca entra em uma ambulância, pois que, com tal gesto, anuncia a sua falência política. Assim fez Ciro, mas, para tanto, mesmo diante das adversidades, foi construindo pontes pelo caminho, até fazer do irmão, governador do Ceará!

O Ciro que este cenarista conhece, que não desiste nunca e que mantém as suas convicções, mesmo que sejam vistas por muitos como polêmicas e confusas, tenta mostrar ao seu partido que, a sua candidatura fortaleceria, em muito, o partido, a nível nacional. Aliás, é mais uma batalha perdida, pois que o Presidente de seu partido, na luta pela sua própria sobrevivência, depende do apoio do PT na área metropolitana do Recife. Ciro buscou convencer Lula, sem êxito, que uma eleição plebiscitária não seria uma boa alternativa para o poder e a sua manutenção. Mas enfrentou a presunção e a arrogância de Lula que não compactuou com a sua idéia e fixou-se, dramaticamente, em um projeto que não tem nada a ver com ele, nem com a democracia e nem com o país.

Está Ciro às voltas com a sua teimosia de se manter candidato a Presidente, parecendo o filme “O povo contra Larry Flint”, só que, nesse caso, não é o povo, mas sim, Lula, o “status quo” e o seu partido, contra o jovem sobralense, paulista por acidente e por acaso. E Ciro está prestes a “jogar a toalha” e desistir do seu propósito, da sua proposta e de seu intento. A pressão é grande e ele é cativo dos afetos e projetos que criou, no caso, o seu irmão governador.

Este cenarista, que um dia foi brindado com o mais belo discurso, em sua homenagem, proferido por Ciro Gomes tem o dever de, mesmo discordando dos seus arroubos, de sua agressividade verbal e de tantas outras coisas, registrar aqui, o respeito, a admiração e o carinho para com um jovem que, pode ter todos os defeitos, mas nunca teve o do oportunismo nem do pragmatismo cínico de tantos.

Vá em frente, Ciro! E, se não der certo, não se frustre e nem se magoe. Lembre-se de Fernando Pessoa de que a “obra feita é comigo, o por fazer é com Deus”!




Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.