Centec ofertará 540 vagas para cursos Técnicos e 90 para curso de Tecnólogo

- por
  • Compartilhe:

O Instituto Centec abre no próximo dia 10 de maio inscrições para cursos técnicos de nível médio com 540 vagas nos Centros Vocacionais Técnicos (CVTec) de Barbalha, Crato e São Gonçalo do Amarante e nas Faculdades de Tecnologia Centec (Fatec) do Sertão Central, em Quixeramobim, e do Cariri, em Juazeiro do Norte.

Na mesma data, serão ofertadas 90 vagas do quarto vestibular da Fatec em Quixeramobim para os cursos de tecnólogo de nível superior, sendo 45 para Agronegócio e 45 para Alimentos.

Todos os cursos são gratuitos. Do total de vagas, 190 são de cursos novos. Dois novos cursos técnicos vão ser ofertados no CVTec de São Gonçalo do Amarante: Eletromecânica, com 75 vagas, e Meio Ambiente com 60 vagas cada, ambos voltados para atender as demandas do Complexo Industrial Portuário do Pecém e outras regiões.

Também serão abertas 70 vagas para o curso técnico de Metalurgia. Todos os cursos técnicos terão turmas nos turnos da noite para atender também aos profissionais que já estão no mercado de trabalho e alguns no turno da manhã e da tarde.

O presidente do Instituto Centec, Odorico Monteiro, disse que os cursos do CVTec em São Gonçalo do Amarante já antecipam o atendimento à demanda da região do Pecém, que deverão ser supridos pelo Centro de Treinamento Técnico do Ceará (CTTC), a ser construído em Caucaia no Complexo com investimento de R$ 26 milhões.

A ordem de serviço para a construção está prevista para este mês com prazo de 16 meses para a conclusão. A unidade terá capacidade para treinar 12 mil pessoas por ano.

A Fatec Cariri vai ofertar quatro cursos técnicos no turno da noite com 45 vagas cada nas áreas de Eletrotécnica, Eletroeletrônica, Mecânica e Meio Ambiente. Já a Fatec do Sertão Central abre 60 vagas, 30 para Agropecuária e 30 para Agroindústria, com aulas no período da tarde.

O CVTec de Barbalha dispõe de 60 vagas para o curso técnico de Agricultura, que conta com 30 vagas para o turno da manhã e 30 para o turno da tarde.

A formação em Gastronomia oferecida pelo CVTec do Crato, agora com o nome de curso técnico de Cozinha, denominação padronizada pelo MEC, mas que mantem a mesma grade curricular, vai abrir 40 vagas, 20 no turno da tarde e 20 no turno da manhã.

Odorico Monteiro avalia que a chegada dos cursos técnicos de nível médio a Quixeramobim vai possibilitar que seja feito o itinerário formativo completo na área agropecuária, uma vez que a Fatec Sertão Central é vizinha a uma escola agrícola de ensino fundamental.

Deste modo, o aluno ao concluir no ensino fundamental da unidade pode ingressar no curso técnico e daí chegar ao ensino superior tecnológico, potencializando a sua formação. É objetivo do Instituto Centec, segundo ele, que o acesso de um nível a outro ocorra com base no mérito, baseado em notas.

Após a entrevista coletiva da sede em Fortaleza, Odorico Monteiro entrou em rede e respondeu a perguntas da imprensa reunida nas salas de videoconferência da Fatec Cariri e da Fatec Sertão Central.

Por meio da tecnologia de comunicação a distância, ele comentou as vagas para cada região e explicou o processo de seleção, que será feito de modo presencial nas Fatecs e CVTecs.

Fonte: Flamínio Araripe – Centec




Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.