Foi somente no final da manhã de hoje que uma equipe do Ciopaer, em um helicóptero, conseguiu o primeiro contato.
Depois de várias tentativas, veio o primeiro resgate de uma adolescente de 19 anos, que tinha o joelho fraturado, e uma criança de 6 anos, que segundo informações do coordenador de operações do Corpo de Bombeiros, major Luis Onofre, estava muito assustada.
Eles foram levados para a Secretaria de Infra-Estrutura, Desenvolvimento Agrário e Meio-Ambiente (Sidam) do Município.
Os demais tiveram que descer a serra andando: realizaram boa parte do percurso a pé e outra em carros emprestados por moradores da serra sensíveis à situação. Eles também foram conduzidos ao prédio da Sidam. No local, amigos e familiares os aguardavam saudosos e preocupados.
A técnica de enfermagem Clara Alves contou à equipe da TV Jangadeiro que durante todo o acontecido, a equipe dos Bombeiros deu várias orientações importantes ao grupo. Para ela, o pior momento foi durante à noite, quando choveu bastante.
Para o guia Hiago Torres e Silva, um dos que ajudaram nas buscas, a mudança diária da vegetação e a própria interferência das pessoas no ambiente provocam a mudança da paisagem, fato que para ele pode ter levado às pessoas a se perderem.
A orientação dele é sempre contar com a ajuda de um profissional que conheça o lugar que se pretende explorar.
Participaram da ação: equipe do Ciopaer, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil com a ajuda de cães farejadores, que ajudaram nas buscas.
Fonte: Jangadeiro On Line