Projeto usa arte e educação para enfrentar a violência contra crianças

- por
  • Compartilhe:

O projeto Escola que Protege em Fortaleza chega à terceira edição com a proposta de capacitar 500 professores da rede de ensino estadual e municipal, estudantes de cursos superiores e educadores sociais.

As inscrições para a Formação em Arte – Educação para o enfrentamento da violência contra a criança e o adolescente estão abertas e o primeiro módulo começa no dia 17 de maio.

Escola que Protege é um projeto de formação continuada para educadores iniciado em 2004 pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD), do Ministério da Educação, com o objetivo de contribuir com a prevenção e o enfrentamento da violência que atinge crianças e adolescentes.

Em Fortaleza, é executado pela Universidade Federal do Ceará e pela Universidade Estadual do Ceará, em parceria com a Secretaria da Educação Básica do Estado e Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Fortaleza, que constituem a Comissão Gestora, responsável pela coordenação das atividades.

Por meio de atividades lúdicas e artísticas, o projeto busca desenvolver e fortalecer formas de resistência e de enfrentamento de situações de violência e violação de direitos que atingem crianças e adolescentes.

A formação inclui a realização de aulas e oficinas nas quais os participantes irão trabalhar temas como “Acessibilidade e preconceito”, “A arte no contexto da escola”, “Gênero, sexualidade e diversidade no contexto escolas”, “A questão negra e a questão indígena no Brasil e no Ceará” e “Técnicas artísticas para abordar o tema da violência contra a criança e o sistema de garantia”.

A Professora Dolores Mota, do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Gênero, Idade e Família, esclarece que a formação consta de dois módulos, cada um correspondendo a 20 horas.

Além das oficinas e aulas, o programa inclui trabalho de campo, cujo resultado o participante deve apresentar seminário final. As atividades totalizarão 60 horas.

Serão realizadas 4 etapas com 125 cursistas em cada turma de acordo com as seguintes datas: Turma 1: 17 a 21 de maio de 2010; Turma 2: 14 a 18 de junho de 2010; Turma 3: 21 a 25 de junho de 2010; e Turma 4; 12 a 16 de julho de 2010.

Mais informações e inscrições: Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Gênero, Idade e Família (NEGIF/UFC) – (fone: 85 3366 9414) / Núcleo Cearense de Estudos e Pesquisas sobre a Criança e Adolescente (Nucepec/UFC) – (fone: 85 3366 7730) / Laboratório de Direitos Humanos, Cidadania e Ética (LabVida/UECE) – (fone: 85 3101 9944).

Fonte: Agência da Boa Notícia




Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.