Ceará, Piauí e Pernambuco firmam termo de cooperação técnica

- por
  • Compartilhe:

Integração e troca de experiências nas áreas da Segurança, Saúde e Tecnologia da Informação. Este é o objetivo dos estados do Ceará, Piauí e Pernambuco que, nesta segunda-feira, dia 03, em Teresina (PI), assinaram um termo de cooperação técnica.

O governador Cid Gomes apresentou o programa Ronda do Quarteirão, que já serve de modelo para a polícia de Recife e será, também, aplicado no Piauí.

“Os problemas de segurança são realmente muito parecidos nos estados nordestinos. O crescimento desordenado das grandes cidades, e a falta de controle social fizeram com que a violência crescesse na nossa região. O programa Ronda do Quarteirão nasceu para restabelecer uma polícia comunitária, mais ligada à população e com atuação mais territorializada”, afirmou o governador Cid Gomes.

“Este modelo de policiamento comunitário, que conta também com um bom aparato tecnológico pode ser adaptado às realidades de cada Estado”, destacou.

Segundo o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, o programa Ronda do Quarteirão serve também de exemplo para o policiamento do Recife. “Lá tivemos que fazer uma adaptação no que diz respeito ao transporte dos policiais. Por termos problemas de trânsito, aplicamos o programa mais com motos do que com viaturas”, disse.

Além da experiência do Ronda do Quarteirão, levada pelo Ceará, o Estado de Pernambuco apresentou suas experiências com o fomento à tecnologia da informação.

A cidade de Recife conta com um Porto Digital, que engloba diversas empresas de tecnologia e que permite desenvolvimento, educação e conhecimento sobre a área.

O Estado do Piauí contribuirá com suas experiências na área de reabilitação para portadores de deficiências físicas ou motoras.

Atualmente o Estado conta com 42 unidades de fisioterapia em todas as regiões, além do Centro de Reabilitação Integrado, em Teresina, que realiza 1.400 atendimentos por dia. “Temos muito o que contribuir uns com os outros. Vamos trocar experiências, capacitação de pessoal e tecnologia. Isso é bom para todos”, disse Wilson Martins, governador do Piauí.




Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.