Vereador vê falência da saúde pública em Fortaleza

- por
  • Compartilhe:

O atendimento de urgência em Fortaleza, atualmente, ressaltou hoje, dia 3, o vereador Machadinho Neto (DEM), é feto pelo Instituto Dr. José Frota, um hospital de alta complexidade.

Segundo ele, a pirâmide está virada de cabeça para baixo, de modo todo atendimento da Capital tem sido feito pelo IJF, uma vez que a base não está fazendo o atendimento que deveria ser feito no município.

Para o vereador, há uma falência do atendimento do Programa Saúde da Família (PSF). Com isso, os pacientes procuram o Instituto Dr. José Frota. Ele não considera que são apenas os municípios do interior do Estado que enchem o IJF.

É o atendimento básico e secundário do município de Fortaleza, segundo Machadinho, que não está funcionando.

A saúde não tem dinheiro para fazer o necessário porque, hoje, a visão de saúde pela Constituição de 1988 é um direito de todos e um dever do Estado.

Ter saúde significa estar bem biologicamente, mas também em condições sociais para viver condignamente. “Se o indivíduo sai de casa sem um café ideal, sabendo que o filho não vai ter atendimento, se chega atrasado ao trabalho tem seu salário cortado, isso é uma doença social”, observa.

O déficit da saúde para 2010, enfatizou Machadinho Neto, gira em torno de R$ 2 bilhões. O orçamento era de R$ 54 bilhões, e o ministro Gomes Temporão busca uma suplementação para que esse orçamento chegue ao final de dezembro deste ano.




Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.