TJCE e UVA farão convênio para capacitar interessados em adoção no Interior

- por
  • Compartilhe:

O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) e a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) discutiram, na manhã desta terça-feira, dia 04, a realização de um convênio para capacitar pessoas interessadas em adoção no Interior do Estado.

A parceria foi discutida na sala de conveniência do Palácio da Justiça, em reunião comandada pelo desembargador Francisco Gurgel Holanda, coordenador da Infância e da Juventude do Judiciário cearense, e pelo reitor da UVA, professor Antônio Colaço Martins.

Na conversa, ficou acertado que a equipe técnica das Varas da Infância e da Juventude da Comarca de Fortaleza capacitará professores das áreas de Direito, Psicologia e Serviço Social da UVA sobre os conteúdos previstos na nova Lei Nacional de Adoção (Lei nº 12.010, de 3 de agosto de 2009), que tornou obrigatória a realização de curso de capacitação para os interessados em adotar crianças ou adolescentes.

Dessa forma, os professores da universidade estarão aptos a repassar os conteúdos jurídicos e psicossociais previstos na Lei de Adoção para os futuros adotantes no Interior do Estado. Na Capital, as próprias Varas da Infância e da Juventude atenderão a população.

De acordo com o desembargador Francisco Gurgel Holanda, as capacitações serão ministradas nas principais macrorregiões do Estado, a partir do surgimento da demanda. Os juízes dessas comarcas ficarão responsáveis por receber as solicitações da população em seus respectivos municípios e requisitarem ao TJCE a realização do curso.

Na reunião, o reitor da UVA, Colaço Martins, adiantou que as capacitações poderão ser aproveitadas como atividades de extensão da universidade. O professor também sugeriu a participação da Universidade Regional do Cariri (Urca) na parceria. Depois do contato com esta instituição, será marcada nova reunião para a assinatura do convênio.

Também participaram da reunião a consultora jurídica do TJCE, Veleda Bastos, o assessor jurídico da Presidência, Márcio Cunha, e o procurador jurídico da UVA, Emmanuel Pinto Carneiro.




Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.