Idosos devem se vacinar a partir de hoje contra gripe comum

- por
  • Compartilhe:

Começa hoje, dia 08, a 12ª edição da Campanha Nacional de Vacinação do Idoso, contra a gripe comum, em três regiões brasileiras: Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste.

As pessoas com mais de 60 anos têm até o dia 21 de maio para tomarem a vacina em postos de saúde. Àqueles que forem portadores de doenças crônicas e que ainda não se vacinaram contra a gripe A (H1N1), mais conhecida como gripe suína, poderão também tomar essa vacina.

Já nas regiões Norte e Sul, a vacinação de pessoas acima de 60 anos começou em 24 de abril e termina neste sábado (8), com exceção do Rio Grande do Sul, que prorrogou a imunização para até 15 de maio. A divisão do calendário foi motivada pelo atraso na entrega das vacinas pelo Instituto Butantan.

Acaba vacinação de jovens e começa a de adultos de 30 a 39 anos
Termina neste sábado (8) a etapa de vacinação contra a influenza A (H1N1), mais conhecida como gripe suína, para jovens entre 20 e 29 anos, portadores de doenças crônicas com menos de 60 anos e crianças entre seis meses e dois anos.

Na próxima segunda-feira (10), a campanha entra na sua última etapa, com a imunização das pessoas entre 30 e 39 anos em todo o país. O governo pretende vacinar cerca de 30 milhões de pessoas nessa faixa etária.

A vacinação das gestantes foi novamente estendida e continua até o fim da campanha, em 21 de maio.

O ministério afirmou que a abertura dos postos de vacinação neste sábado (8) é um acerto entre a pasta, o Conass (Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde) e o Conasems (Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde).

No entanto, o ministério pede que a população se informe sobre a cobertura em sua cidade, consultando as secretarias municipais de saúde. Em municípios onde a meta já foi alcançada, pode não haver necessidade de estender a terceira etapa.

No Estado de São Paulo, por exemplo, termina nesta sexta-feira (7) a campanha de vacinação para os doentes crônicos com menos de 60 anos, segundo a Secretaria Estadual de Saúde. Já a imunização de gestantes, jovens e crianças entre seis meses e dois anos continua até o final da campanha, em 21 de maio.

Crianças devem tomar segunda dose

As crianças entre seis meses e dois anos ainda precisam tomar a segunda meia dose da vacina contra o H1N1, 30 dias depois da primeira dose. Esse intervalo é o tempo necessário para o organismo produzir maior número de anticorpos e garantir maior imunidade contra a doença.




Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.