Avião com 104 pessoas a bordo cai

- por
  • Compartilhe:

Testemunhas dizem que Airbus A330 da Afriqiyah Airways se desintegrou ao pousar

Um avião da Afriqiyah Airways com 104 pessoas a bordo – 93 passageiros e 11 tripulantes – caiu quando tentava pousar no aeroporto de Tripoli, capital da Líbia, nesta quarta-feira (12).

O Airbus A330 que operava o voo 8u771 saiu de Joanesburgo, na África do Sul, e caiu na fase final da viagem, por volta das 6h locais (1h de Brasília). As autoridades líbias e a empresa aérea ainda não se pronunciaram sobre o número de mortos, mas o canal de televisão Al Arabiya, dos Emirados Árabes Unidos, informou que não há sobreviventes. A rede britânica BBC, citando fontes anônimas, e a agência France Presse dizem que há relatos não confirmados sobre um garoto holandês de 8 anos que teria sobrevivido à queda.

Uma porta-voz da Afriqiyah Airways disse à rede CNN que a empresa não tinha confirmação do número de mortos no acidente.

– No momento não temos detalhes sobre sobreviventes, mas a Afriqiyah Airways vai dar novas declarações assim que mais informações forem liberadas.

Bongani Sithole, funcionário da empresa aérea no aeroporto de Joanesburgo, disse à France Presse que o avião caiu perto da pista de pouso.

– Posso confirmar que o avião caiu, mas não o número de mortos. Ouvimos que o acidente aconteceu a um metro da pista de pouso.

Um funcionário do aeroporto de Tripoli disse à agência francesa que o Airbus A330 explodiu ao tocar o solo.

– O avião explodiu no pouso e se desintegrou totalmente.

A fonte anônima acrescentou que todos os membros da tripulação eram líbios. De acordo com o Ministério das Relações Exteriores do Reino Unido, cidadãos britânicos estavam entre os passageiros.

Correspondentes internacionais da CNN e da BBC em Tripoli dizem que o tempo estava bom no momento do acidente. As causas da queda ainda são desconhecidas. O aeroporto de Tripoli foi fechado logo após o incidente.

Equipes de resgate buscam corpos e possíveis sobreviventes entre os destroços, que ficaram espalhados por uma grande área do aeroporto. Imagens da rede CNN mostram árvores e até carros entre as pilhas de metal retorcido. Dezenas de ambulâncias foram deslocadas ao aeroporto de Tripoli e pilhas de corpos se amontoam ao redor dos veículos de resgate.

A Afriqiyah Airways é uma companhia aérea líbia que opera desde 2001. A empresa tem 13 aeronaves em sua frota e voa para 25 países, especialmente na África, na Europa e no Oriente Médio.

A empresa área colocou à disposição dois números de telefone para parentes e amigos que busquem informaçõs sobre os passageiros: 0213341181 (na Líbia) e +442033552737 (ligação internacional).

Airbus oferece ajuda

A fabricante de aviões Airbus ofereceu sua colaboração na investigação das causas do acidente com A330 da Afriqiyah Airways.

“A empresa proporcionará assistência técnica completa às autoridades encarregadas da investigação do acidente” por meio do Escritório Francês de Investigação e Análise (BEA, na sigla em francês), informou em comunicado oficial.

O fabricante europeu lamentou o acidente e enviou suas condolências aos familiares e amigos de passageiros e membros da tripulação.

Fonte: R7




Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.