Campanha de vacinação contra a febre aftosa está na reta final

- por
  • Compartilhe:

Na próximo dia 31 de maio, o Governo do Estado encerrará a primeira etapa da campanha de vacinação contra aftosa.

Restam poucos dias para que os pecuaristas de todo o Ceará imunizem o seu rebanho bovino e bubalino, estimado em 2,3 milhões de cabeças.

Essa é a primeira campanha desde que o Ceará conseguiu sair da zona de risco desconhecido da doença e ir para a zona de risco médio, de acordo com a classificação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Conforme o secretário do Desenvolvimento Agrário do Estado, Antônio Rodrigues Amorim, a meta é vacinar 90% dos animais de cada município cearense.”Existe um esforço em todo o Brasil para que o País consiga se tornar livre da aftosa com vacinação, o que trará uma infinidade de alternativas comerciais, fazendo com que a economia brasileira avance significativamente”, ressalta Amorim.

No Ceará, a SDA, através da Agência de Defesa Agropecuária (Adagri), intensifica as suas ações de vigilância sanitária. “O criador precisa estar cada vez mais consciente da necessidade da vacina, que uma questão de saúde pública”, disse o coordenador da campanha, Roberto Frota.

Ele explica que geralmente os pecuaristas cearenses deixam para imunizar o gado na última hora, eles têm até o dia 15 de junho para declarar a vacinação do seu rebanho junto aos postos da Adagri.




Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.