UFC esclarece sobre greve de alunos do Curso de Odontologia de Sobral

- por
  • Compartilhe:

Em resposta às indagações e dúvidas dos estudantes do Curso de Odontologia do campus da UFC de Sobral, lhes foi entregue documento, gerado a partir de reunião realizada na Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, na tarde de terça-feira (18), com os esclarecimentos e informações.

Ao encontro se fizeram presentes, além da Profª Clarisse Ferreira Gomes, Pró-Reitora, os professores João Guilherme Nogueira Matias, Vice-Diretor do campus, Alexandre Simões Nogueira e Francisco César Barroso Barbosa, respectivamente Coordenador e Vice-Coordenador do Curso de Odontologia, bem como o engenheiro Rafael Henriques de Araújo Neto, Coordenador de Obras e Projetos da Universidade.

Os estudantes da Odontologia se fizeram representar por uma comissão que, ao receber o documento, se propôs a examiná-lo para, posteriormente, apresentar um parecer.

Os alunos da Odontologia de Sobral se declararam em greve, desde o início da semana, como forma de protestar contra atrasos das obras do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO/UFC) e dos blocos do campus nos quais terão suas salas de aulas definitivas.

Segundo o documento assinado pelos representantes da UFC, a obra do Centro de Especialidades Odontológicas já foi finalizada pela empresa Capella. No entanto, para seu pleno funcionamento, estão sendo providenciados os serviços de instalação elétrica das autoclaves; ampliação do espaço disponível para instalação de um segundo compressor de ar e a instalação de uma subestação de energia, capaz de suprir as demandas do CEO.

Esses serviços, de responsabilidade da UFC, foram quantificados e orçados em aproximadamente R$ 70 mil, valor já autorizado pelo Reitor Jesualdo Farias.

Também foram iniciados os contatos com a Coelce para que seja feita avaliação diretamente no local para viabilizar a subestação. Processo licitatório do tipo pregão eletrônico será utilizado para a execução dos itens pendentes, que deverão estar concluídos até o final de mês de julho, a fim de que as atividades acadêmicas práticas sejam iniciadas no dia 2 de agosto. No valor orçado está incluída, também, a urbanização da área externa.

Quanto ao Laboratório Pré-Clínico, outro questionamento dos alunos, o documento assegura que será transferido para local próximo ao CEO/UFC e terá ampliação de mais 20 equipos. No momento, o Laboratório funciona em instalações da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).

Os serviços, de responsabilidade da UFC, foram orçados em valores aproximados a R$130 mil, também devidamente autorizados pelo Reitor.

Para o Laboratório se instalar serão feitas revisão de coberta, casa e instalação de compressores, banheiros, forros, instalações elétricas e hidro-sanitárias, pinturas, revestimentos, pavimentações, divisórias, esquadrias, além de desmontagem, transporte, remontagem e teste dos equipamentos atuais na nova sede.

O prazo para conclusão dos serviços e transferência dos equipamentos está previsto para o final de agosto próximo, mas serão envidados todos os esforços no sentido de antecipar o prazo estipulado.

Os estudantes receberam informações, também, sobre o andamento das obras dos blocos A, B , C e D do campus de Sobral. A construção dos blocos A e B está sob a responsabilidade da empresa Capella, que já firmou contrato com a empresa Geobrasil para realizar o serviço de fundações que serão iniciados no dia 1° de junho.

A previsão para a entrega da obra concluída é de 12 meses. A construção dos blocos C e D será executada pela empresa Edcon, que solicitou reequilíbrio econômico de contrato, devidamente assinado no dia 17 passado. O cronograma de execução prevê entrega da obra concluída em julho de 2011.

As salas de aula atualmente disponibilizadas pela UVA serão mantidas até que os estudantes de Odontologia possam ter aulas teóricas na sede do antigo Fórum de Sobral.

No momento, ali estão os estudantes de Engenharia e de Economia e Finanças, que passarão para prédio definitivo no campus. O Reitor da UVA, Prof. Antonio Colaço Martins, assumiu compromisso com a UFC garantindo que as dependências da Universidade continuarão disponíveis até inicio do mês de outubro, se for necessário.

Assegura a coordenação do Curso de Odontologia que será feito reordenamento das atividades didáticas, a fim de que nenhum estudante tenha prejuízo na conclusão do Curso, sem comprometimento da carga horária, conteúdo ou perda de semestre.

Durante o encontro dos dirigentes da UFC com os estudantes foi sugerido que eles constituam e formalizem uma comissão para, junto à Coordenação do Curso de Odontologia, acompanhem as obras e serviços do CEO, do Laboratório Pré-Clínico e dos blocos a eles destinados.

Todos os documentos necessários a esse acompanhamento serão postos à disposição pelos setores responsávaeis. A Pró-Reitora Clarisse Ferreira Gomes disse estar disponível para receber a Comissão e providenciar todos os encaminhamentos.




Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.