Arca das Letras entrega 38 bibliotecas rurais no Ceará

- por
  • Compartilhe:

O Programa Arca da Letras vai entregar, nos dias 01 e 02 de junho, 38 bibliotecas para comunidades rurais dos municípios de Jaguaruana(CE) e Piquet Carneiro(CE).

A ação resulta da parceria do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Agrário (SDA), órgão coordenador do Programa no Estado do Ceará, com apoio das Prefeituras Municipais.

Em Jaguaruana, a solenidade de entrega será no dia 01 de junho, às 13h, na Câmara dos Vereadores. O município vai receber dez bibliotecas para comunidades rurais e vinte agentes de leitura serão capacitados para incentivo à leitura.

No dia 2 de junho, às 9 horas, será a vez de Piquet Carneiro, serão entregues 28 bibliotecas rurais. Com mais essa entrega, o município soma 32 bibliotecas rurais Arca das Letras. Em seguida, 56 agentes de leitura serão capacitados.

As arcas (móveis-bibliotecas) foram fabricadas no Instituto Presídio Professor Olavo Oliveira II (IPPOO II), administrado pela Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará.

Os sentenciados que fabricam as arcas têm a pena reduzida e recebem bolsas de trabalho do governo do Estado, dentro do programa de ressocialização.

Logo após as solenidades, a equipe técnica do MDA e da SDA/CE vai capacitar os novos agentes de leitura dos municípios, dois por biblioteca, que são voluntários, moradores selecionados pelas comunidades, que ficarão responsáveis pelas atividades da biblioteca e pelo incentivo à leitura.

O Ceará é o segundo estado do país com o maior número de bibliotecas rurais implantadas pelo Programa Arca das Letras. São 777 bibliotecas que atendem mais de 67 mil famílias com os 171 mil livros distribuídos. O Estado conta com 1.554 agentes de leitura voluntários trabalhando para incentivar a leitura e apoiar a educação no campo.




Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.