Quatro CVT´S serão fechados no interior do Ceará

- por
  • Compartilhe:

Os Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs) de Quixadá, Crateús, Jaguaribe e Tauá devem encerrar suas atividades até o fim do ano.

A notícia foi divulgada pelo coordenador do CVT de Quixadá, Idelbrando Lima, na última sessão ordinária da Câmara de Vereadores deste Município.

De acordo com ele, a decisão está sendo tomada em razão da implantação de unidades do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) nessas cidades. Os IFCEs suprirão as necessidades de qualificação técnica nessas regiões.

Em razão da medida, os cursos de Informática, Manutenção de Computadores, Eletrotécnico, Mecânica de Motocicletas e pelo menos outros dez não serão mais ofertados à população das quatro cidades do Interior.

Até o fim do ano os laboratórios de Biologia, Física e Química de Quixadá serão transferidos para a Faculdade de Educação Ciências e Letras do Sertão Central (Feclesc), onde o CVT funciona desde 2001.

Desde então, mais de 10 mil pessoas receberam algum tipo de capacitação voltada ao mercado de trabalho local.

A comerciária Jaqueline Vieira não esconde sua gratidão ao CVT. Não estava nada fácil conseguir um emprego. Além da falta de experiência, não tinha nenhum conhecimento sobre os procedimentos dentro de um escritório. Concluir o Ensino Médio e chegar aos 25 anos dependendo economicamente dos pais não estava nos seus planos. Também não tinha dinheiro para custear um curso de secretariado. Por meio de uma amiga soube da oportunidade gratuita. Em quatro semanas conquistou conhecimento, confiança e seu primeiro emprego.

A assinatura da secretária e de outras cinco mil pessoas já constam no abaixo-assinado a ser encaminhado ao secretário de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará (Secitece), René Barreira.

Os CVTs, são mantidos pelo Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec); funcionam por contrato de gestão entre essa organização social independente e a Secitece. Por esse motivo a população pretende apelar ao representante do Governo do Estado para reversão do quadro.

Nas outras cidades ainda não houve mobilização popular, mas servidores dos CVTs apontam a mesma situação. Juntas, as quatro unidades prestam assistência a mais de quatro mil pessoas por ano.

Segundo o monitor de curso em Quixadá, Delano Cruz, três turmas de 25 alunos cada já foram formadas. Alguns já montaram seus próprios negócios. Outros 300 aguardam a oportunidade na fila.

A reportagem procurou manter contato com o presidente do Instituto Centec, Odorico Monteiro. Foram efetuadas várias ligações, inclusive para o telefone pessoal. A sua assessoria justificou uma agenda lotada de compromissos, mas apenas ele fala sobre o assunto. Até o encerramento desta edição não houve retorno.

Atualmente 33 CVTs estão em funcionamento, espalhados por todo o Estado. Até o fim do ano serão apenas 29.

Dificuldade

Idelbrando Lima
Coordenador do CVT de Quixadá
“A nossa preocupação é com os mais pobres. Será ainda mais difícil conseguirem um emprego”

MAIS INFORMAÇÕES
Instituto Centec
(88) 3066.7002
Câmara de Vereadores de Quixadá
(88) 3412.2285

Fonte: Diário do Nordeste




Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.