Trabalho infantil é debatido na Câmara de Quixeramobim

- por
  • Compartilhe:

Na manhã da última quinta-feira, 24 de maio, a Câmara Municipal de Quixeramobim, coadjuvada pela Secretaria de Ação Social e pelo Conselho de Assistência Social, promoveu audiência pública com o tema: “Cartão Vermelho ao Trabalho Infantil.”

A audiência teve como palco o auditório do Memorial Antonio Conselheiro, que recebeu representantes de diversos órgãos ligados ao tema. A vereadora Claudinha Borges deu início aos debates convidando a coordenadora do CREAS de Quixeramobim, Soraia Castro, para que conduzisse as discussões.

Inicialmente, o público presente acompanhou algumas apresentações artísticas de dança e canto estreladas por crianças assistidas pelo PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, que atualmente atende 266 crianças na sede e nos distritos do município.

Em seguida, a Secretária de Ação Social, Magnólia Pinheiro Holanda, falou sobre as razões que levam crianças e adolescentes ao mercado de trabalho de forma precoce e irregular. “Precisamos esquecer essa visão antiga de que criança precisa aprender a trabalhar desde cedo. Criança precisa ser criança, mas infelizmente os índices mostram que a pobreza têm obrigado crianças e jovens a trabalharem cada vez mais cedo”, disse a secretária.

Magnólia mencionou o projeto 2º Tempo, o Bolsa Família e o PETI como programas que têm ajudado a evitar o trabalho infantil, este último acolhendo crianças, educando e preparando-as para o futuro. A secretária encerrou seu discurso pedindo a colaboração de todos nessa grande corrente para a erradicação do trabalho infantil.

A audiência prosseguiu com a palestra do enfermeiro Harley Rodrigues, que explicou sobre os danos que o trabalho irregular pode causar à saúde e desenvolvimento das crianças.

Logo após, Soraia Castro agradeceu ao apoio da Secretaria de Educação de Quixeramobim, que não têm poupado esforços em prol desta causa, tendo dispensando total apoio na realização do concurso de redação com o tema “Cartão Vermelho ao Trabalho Infantil”, que teve um número expressivo de crianças inscritas.

Na oportunidade, os cinco primeiros colocados no concurso foram premiados, recebendo placas e medalhas, além de brindes ofertados pelo empresário Silverlândio Fernandes.

O coordenador da UAB, Marcos Machado, também participou dos debates cobrando a implantação do Projeto Peteca de Combate à Exploração Infantil no município.

De imediato, a vereadora Claudinha Borges comprometeu-se a apresentar requerimento na Câmara Municipal endereçado à Secretaria de Educação solicitando formalmente a implantação do projeto.

Fonte: Site Câmara Quixeramobim




Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.