UPA´s contribuirão para desafogar hospitais

- por
  • Compartilhe:

O governador Cid Gomes assinou, nesta quarta-feira (30), ordem de serviço para a construção de 22 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs 24 horas). Serão investidos R$77,9 milhões do Tesouro do Estado e do Governo Federal.

Até o fim deste ano o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) também deve estar presente em todos os municípios do Ceará.

“A maioria dos grandes hospitais do Estado ficam lotados de atendimentos de baixa e média gravidade que não tinham necessidade de estarem lá. As UPAs servirão justamente para desafogar os hospitais”, afirmou o governador. Ainda segundo Cid, o SAMU terá um papel importante, ao regular para onde a população deverá ser encaminhada. Segundo Cid, até o fim do ano, todos os 184 municípios terão atendimento dos SAMU, com a chegada de cerca de 153 ambulâncias.

As Unidades de Pronto Atendimento oferecem serviço de raio X, laboratório para exames, aparelho de eletrocardiograma e atendimento pediátrico. Nas UPAs, a população pode resolver problemas como pressão alta, febre, cortes, queimaduras, alguns traumas e receber o primeiro atendimento para infarto ou Acidente Vascular Cerebral (AVC), entre outras enfermidades.

Quando o paciente chega à UPA, os médicos prestam socorro, controlam o problema e detalham o diagnóstico. Analisam se é necessário encaminhar o paciente a um hospital ou mantê-lo em observação por até 24 horas.

Na área da Saúde, além das UPAs, o Governo do Estado está construindo 21 policlínicas, sete prestes a inaugurar, 16 CEOs, cinco já entregues, dois novos Hospitais Regionais, um no Cariri e outro na Região Norte, além de reforma nos sete hospitais já existentes na Capital. “Desde 2007, traçamos como meta na área da saúde expandir, concluir, ampliar e inovar, reestruturando toda a Saúde no Estado do Ceará”, disse o secretário da Saúde Arruda Bastos.




Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.