Começa o Festival Leiteiro de Quixeramobim

- por
  • Compartilhe:

Pecuaristas da maior bacia leiteira do Ceará fazem maior evento regional com negócios em Quixeramobim começa no Parque de Exposições Francisco Eloy da Silva o VIII Ferboi – Festival Leiteiro de Quixeramobim.

Até o próximo domingo, pequenos e grandes pecuaristas da região terão a oportunidade de expor potencialidades, avanços na linhagem e fechar negócios voltados à produção rural, principal vocação deste Município, considerado a maior bacia leiteira do Ceará. São mais de 160 mil litros por dia.

O Festival é promovido pela Associação dos Agropecuaristas do Sertão Central (Agresce). Conta com o apoio do Sebrae, Ematerce, Secretaria Municipal de Agricultura e Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado (SDA).

Segundo o presidente da Associação, Francisco Carlos Eloy, além de demonstrar os melhoramentos genéticos do maior rebanho leiteiro do Estado, é a oportunidade para trocar experiências e reunir os amigos.

No ano passado, o produtor Tony Guerra, da Fazenda Barroca, a 8km do Centro de Quixeramobim, foi o campeão do torneio leiteiro do Ferboi. Uma vaca de raça Girolanda do plantel dele produziu 44kg de leite no período de 24 horas, em duas ordenhas.

De acordo com o representante da classe, a produção média por animal é de 17kg. A medida utilizada para conferir o potencial de cada vaca é o quilo. Fica mais fácil de comparar os concorrentes, explicam os organizadores.

Com o evento, Quixeramobim quer potencializar as oportunidades que podem ser geradas a partir do leite, a maior riqueza econômica do Município. Além do leite e seus derivados, a gastronomia é um exemplo. Nesta edição tecnólogos do Instituto Centec vão expor novas tendências culinárias da região. Entre as novidades, pizza de feijão e torta de soja. A clientela poderá saborear esses e outros deliciosos pratos ao som de um típico forró pé-de-serra.

Além do festival leiteiro, gastronômico e cultural, a Associação dos Agropecuaristas pretende dobrar o volume de negócios realizados em 2009. A expectativa de Eloy é chegar à marca de R$ 400 mil na venda de matrizes animais.

Os negócios serão feitos por linhas de crédito especiais, disponibilizadas pelo Banco do Nordeste e Banco do Brasil. Cerca de 50 pecuaristas e 200 animais devem participar da VIII Ferboi. Três mil visitantes são esperados.

Diferente de outras regiões do Estado, os proprietários dos animais levados para o parque de exposições colaboram com os trabalhos da equipe local da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri). Para a fiscal veterinária agropecuária Juliana Mesquita, “o controle, realizado pela verificação das Guias de Trânsito Animal (GTAs) e dos exames clínicos, asseguram a boa saúde, valorizam os rebanhos”.

MAIS INFORMAÇÕES
VIII Ferboi
Parque de Exposições Francisco Eloy da Silva. Rodovia do Algodão (CE 060) Km 140 – Quixeramobim/ (88) 9215.2372

Fonte: Diário do Nordeste




Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.