AJI promove o II Congresso de estudantes secundaristas de Icapuí

- por
  • Compartilhe:

A Associação dos Jovens de Icapuí – AJI promoveu, nesta quarta-feira, dia 11, dia do estudante, o II Congresso Municipal dos Estudantes Secundaristas de Icapuí realizado no Centro de Juventude e Cidadania – CJC.

Essa iniciativa é o primeiro passo no processo de reativação dos movimentos estudantis iniciado pela União dos Estudantes Secundaristas de Icapuí – UMESI, desde 1999, que há algum tempo encontra-se sem muita expressividade e sem nenhum tipo de articulação, exceto algumas atividades isoladas em algumas poucas escolas.

A UMESI servia para unificar os grêmios estudantis das escolas da rede municipal de ensino, proporcionando um fortalecimento desses grupos de estudantes nas reivindicações de seus direitos.

A proposta do congresso é incentivar a participação dos estudantes não somente nos problemas da escola, mas nas causas sociais do município.

Estendendo as ações dos grêmios para as comunidades onde moram, a comunidade escolar passa a ser protagonista no desenvolvimento das políticas públicas direcionada a educação, tendo os estudantes como os mais indicados para mostrar quais os seus reais interesses e necessidades a serem supridas.

A Associação dos Jovens de Icapuí – AJI, que atua na mobilização dos jovens em praticamente todas as comunidades do município, pensando em resgatar esse sentimento de integração do estudante com a sociedade, propõe a reconstrução da UMESI a partir da criação dos grêmios estudantis nas escolas que ainda não têm e reativar os grêmios existentes.

O objetivo é despertar o interesse dos jovens que não tem essa preocupação em mente e incentivar os jovens que de alguma forma já se mostram incomodados com essa inércia da classe estudantil em Icapuí.

Fonte: A Cidade de Icapuí



Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.