Ilário Marques o grande derrotado em Quixadá

- por
  • Compartilhe:

O ex-prefeito do município de Quixadá, no sertão central do Ceará, foi o grande derrotado pelas urnas nestas eleições.

Ilário foi o único candidato da região a deputado federal e, segundo o próprio candidato, iria conquistar mais de 40 mil votos na região, destes 30 mil seriam em seu domicílio eleitoral.

Porém o ex-prefeito esqueceu que está a frente da mais desastrosa administração municipal de toda história do município, escândalos de corrupção se propagam na cidade desde o final de sua gestão.

Ele escolheu todo o secretariado do atual prefeito, Dr. Rômulo Carneiro, e teve todo o controle da gestão, interferindo em tudo diretamente, sendo inclusive o procurador do município.

O resultado foi uma gestão pífia, apática causando diversos transtornos para a população, são obras inacabadas, o hospital em frangalhos, a cidade completamente esburacada, indústria da multa, e teve secretário batendo cabeça.

O resultado deste desastre administrativo foi uma derrocada nos votos de Ilário e sua esposa, a deputada Rachel Marques.

Ilário, que esperava 30 mil votos, obteve em Quixadá 14.861 votos, para termos uma idéia da frustação desta votação, somente a Rachel na eleição anterior, de 2.006, teve quase 14 mil para deputada estadual. Além da votação frustante Ilário viu cair vertiginosamente a votação de Rachel, ela teve “apenas” pouco mais de 10 mil votos.

Quem ganhou com isso foi a oposição que juntaram todas as lideranças e apoiaram o deputado Osmar Baquit, e o deputado teve um crescimento em seus votos no município, além de ser eleito deputado estadual, com uma votação superior a de Ilário para federal.

Para quem conhece a história política do município, que antes era dominado a cabresto pelo ex-prefeito, sabe que Ilário está vendo seu reinado ruir.

E parece que o que está ruim pode ainda piorar, o prefeito Rômulo Carneiro anuncia, para todo mundo ouvir, que seu “contrato” com o ex-prefeito chegou ao fim, junto com as eleições, e que agora irá, literalmente, assumir a gestão municipal.

Segundo especulações da população, Rômulo já irá, nesta semana, anunciar a demissão da cúpula de confiança do casal Marques, entre eles estariam os secretários Paulo Stênio, Almeida Viana, Carlos Augusto, Gislane Granjeiro, além do irmão de Ilário, Nascimento Marques.

O atual prefeito irá, ainda, acabar com duas secretarias, pois sua gestão além de ineficiente, é muita inchada, onde secretarias possuem, praticamente, a mesma função, e serviam apenas para acomodar as pessoas ligadas ao ex-prefeito.

O desapotamento com a derrota de Ilário tomou conta da militância petista na cidade, após os resultados das urnas, todos os militantes que apoiavam o ex-prefeito preferiram se resguardar, e ficaram abatidos, enquanto isso viram, ou ouviram, a carreata e a festa realizada por militantes ligados ao deputado de oposição Osmar Baquit.

Nem mesmo a vitória de Rachel Marques, na conquista de mais um mandato, foi capaz de alegrar seus correligionários, principalmente pelo fato de que o antes imbatível Ilário Marques poderá está com seu reinado com os dias contados.

Só lembrando que Ilário Marques foi o maior opositor do governo Cid Gomes, embora de partido aliado, ele não perdia a oportunidade de desfiar intrigas e futricas ao governo do estado.

É aguardar pra ver o desenrolar da política quixadaense.




Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.