Salmito vai para a reeleição, mas dispensa apoio de Luizianne

- por
  • Compartilhe:

As eleições estaduais sequer terminaram e outra já está em pleno curso. Ontem, pela primeira vez, o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, vereador Salmito Filho, (PT) declarou que será candidato à reeleição.

Eleito para o biênio 2009-2010, o petista fica no cargo até o início de 2011. A escolha dos novos membros da Mesa Diretora está marcada para o dia 15 de dezembro.

Eleito a contragosto da prefeita de Fortaleza e companheira de partido, Luizianne Lins, Salmito deu ontem sinais de que, para conquistar, novamente, a maioria dos votos dos pares, pretende repetir a fórmula que deu certo há quase dois anos: vai usar a tática de que a Câmara deve ter autonomia em relação ao Executivo Municipal.

Durante entrevista, ao saber que circulava a informação nos bastidores da Casa de que ele poderia vir a receber apoio de Luizianne para tentar a reeleição, Salmito disparou: “Eu não quero ser o candidato da prefeita. Eu não quero ser o candidato da Prefeitura. Quero ser o candidato dos vereadores”.

Instantes antes, o líder da prefeita na Câmara, vereador Ronivaldo Maia (PT), havia admitido que o presidente da Casa poderia ser alvo das bênçãos políticas de Luizianne.

“Ele (Salmito) pode, sim, ser o candidato da prefeita”, dissera Ronivaldo, ponderando, porém, que o assunto ainda não entrou na pauta do Gabinete da Prefeita. “Isso (apoio) ainda não foi discutido nem há nada definido. Mas ele (Salmito) é do PT e já está na Presidência”, justificou o líder.

Montado no discurso da autonomia e da independência política em relação à Prefeitura, o presidente da Câmara resumiu, em uma frase, como está o seu relacionamento com Luizianne Lins: “Minha relação com a Luizianne hoje é uma relação de distância”, diagnosticou.

Há dois anos, Luizianne polarizou com Salmito a disputa pela Presidência, e foi derrotada por Salmito, que conseguiu bater, no voto aberto, no dia 1º de janeiro de 2009, o candidato da Prefeitura, vereador Elpídio Nogueira (PSB). Faltando mais de dois meses para a votação, Salmito e Luizianne já se movimentam em busca do comando da Mesa Diretora, de olho em 2012, quando haverá eleições municipais.

Na reta final da segunda gestão consecutiva, Luizianne, impedida, legalmente, de disputar um terceiro mandato, deverá tentar fazer o sucessor no comando da Prefeitura.

Nessas condições, ter o controle político do legislativo municipal pode fazer a diferença. Principalmente, para esta segunda metade de mandato, já que o próximo presidente será o virtual vice-prefeito da Cidade, já que o atual, Tin Gomes (PHS), foi eleito, no último domingo, para a Assembleia Legislativa.

Fonte: O Povo




Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.