Samuel Brasileiro defende importância dos institutos federais

- por
  • Compartilhe:

Os institutos federais de educação, ciência e tecnologia têm papel fundamental na busca pelo desenvolvimento sustentável. Essa foi a idéia central defendida pelo professor Samuel Brasileiro Filho (IFCE) durante a palestra de abertura do I Encontro Tecnológico do IFCE Campus Quixadá.

O encontro, promovido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), campus de Quixadá, tem como tema “O Desenvolvimento Sustentável do Sertão Central” e integra a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2010.

Além de Samuel Brasileiro, doutorando em Educação, a abertura teve a professora Mirian Carneiro Brasil (IFCE) como debatedora e o diretor do IFCE Quixadá, Aristides de Souza Neto, como coordenador dos trabalhos. A pedagoga e pesquisadora institucional Severina Gadelha representou a Pró-Reitoria de Ensino do IFCE. A programação ocorreu na Faculdade Católica Rainha do Sertão (FCRS) – campus I.

Para Samuel Brasileiro, que falou sobre a “Educação Tecnológica e o Desenvolvimento do Semiárido”, a presença do IFCE em Quixadá terá papel fundamental para o crescimento do Sertão Central. “Assim como a antiga Escola Técnica teve grande importância para o desenvolvimento industrial de Fortaleza e da Região Metropolitana”, comparou.

Na opinião do palestrante, a utilização de tecnologias sociais e a atração de empreendimentos industriais abrem possibilidades para o desenvolvimento, mas não se bastam. “O fundamental é o conhecimento”, observou.

Durante o debate, Mirian Brasil concordou com as idéias do palestrante. “Nenhum país do mundo conseguiu atingir o desenvolvimento sem uma reforma educacional”, lembrou.

Programação

Nesta quinta-feira (21/10), às 8h, o tema em debate será “O Agronegócio e o Desenvolvimento Sustentável do Semiárido”, tendo como palestrante o professor Mário Otávio Batalha, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Haverá ainda participação da tecnologista pleno da Instituto Nacional do Semiárido (INSA), Maristela de Fátima Simplício de Santana e do chefe do Departamento de Ensino do IFCE Quixadá, Francisco de Assis Rocha da Silva. A palestra será no auditório da FCRS – campus I.

Às 13h30, no IFCE Quixadá, serão realizados os minicursos “Técnicas de conservação da carne”; “Reciclagem: latinha de refrigerante e tampa de garrafa PET” e “Introdução à coordenação modular”. Além disso, prosseguem o workshop “Tendências do mercado do turismo” e os minicursos “Fabricação de geleias utilizando pectina extraída do maracujá” e “Scilab com aplicações em ciência e tecnologia”.

Mais informações:

I Encontro Tecnológico do IFCE Campus Quixadá

Programação completa na página http://inscricoesquixada.ifce.edu.br/.

Telefone: (88) 3412.0111




Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.