Alunos de Quixadá visitam a Assembleia Legislativa

- por
  • Compartilhe:

Eles viajaram 154 quilômetros com uma curiosidade: conhecer a Assembleia Legislativa. Trinta e três alunos da Escola Adventista Arlete Afonso, de Quixadá, visitaram nesta quinta-feira (21/10) as instalações do Parlamento cearense dentro do projeto “Construção compartilhada da Cidadania”, do Instituto de Estudos e Pesquisas para o Desenvolvimento do Estado do Ceará (Inesp), da Assembleia.

A visita faz parte da proposta pedagógica criada pela professora Sandy Falcão, nas disciplinas de Literatura e Produção textual, para discutir e despertar nos alunos a prática da cidadania. Ela conta que desde agosto são debatidos na sala de aula temas como democracia, eleições e participação política.

Sandy Falcão conta que no mês passado, inclusive, os alunos participaram de uma eleição na escola para definir como a quadra de esportes seria usada. “Só os meninos podiam jogar e foram eleitos dois representantes de cada turma, um menino e uma menina, para negociar e apresentar uma proposta de uso da quadra para a diretoria da escola”, diz.

Com isso, de acordo com a professora, os estudantes entenderam a importância de escolher bem seus representantes, acompanhar sua atuação e cobrar a execução do que foi aprovado. “Refletimos sobre o papel de cada um no processo e eles compreenderam que a solução dos conflitos passa pelo diálogo e não pela violência. Certamente uma lição para toda a vida”, afirma a educadora.

A ideia de conhecer a Assembleia Legislativa foi uma sugestão dos próprios estudantes, conta Géssica Oliveira, 14 anos, uma das alunas de Quixadá que esteve hoje na Casa do Povo. “Sempre fui ‘ligada’ a assuntos da política, gosto de pesquisar sobre as leis, já assisti a sessões da Assembleia pela TV. Apesar de ainda não ter idade para votar tenho curiosidade de saber como os deputados discutem os projetos que podem beneficiar as pessoas”, afirma.

Curiosidade que ela e os demais alunos puderam esclarecer no vídeo institucional sobre o funcionamento da Casa, seus diversos departamentos e setores; na palestra com a procuradora jurídica, Pauline Caula, sobre as competências dos três poderes; na visita às galerias do Plenário 13 de Maio, à rádio FM Assembleia, ao Memorial da Assembleia Legislativa do Ceará Deputado Pontes Neto e à Biblioteca César Cals, com seus mais de cinco mil exemplares à disposição do público.

O grupo foi recebido pelo deputado Cirilo Pimenta (PSDB) que explicou aos alunos as competências e o dia a dia dos parlamentares nas atividades de proposição de projetos de leis e de fiscalização do Executivo. “Toda atitude do Parlamento influencia na vida dos brasileiros, beneficiando ou prejudicando. Por isso é importante votar com responsabilidade e com a consciência limpa de estar fazendo a melhor escolha. Nesse sentido destaco o sistema de comunicação da Assembleia que permite aos cearenses de vários municípios acompanhar o desempenho dos deputados na defesa de projetos para sua região e no cumprimento das promessas de campanha”, disse Cirilo.

O deputado ressaltou a importância de os jovens se interessarem mais pela política para que possam contribuir, com o futuro dos municípios e do Estado, com sugestões que beneficiem a população, especialmente a juventude.




Comentários

Os comentários abaixo não representam a opinião do Monólitos Post; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.