O deputado Teo Menezes (PSDB) fez nesta terça-feira (23/11), na Assembleia Legislativa, um apelo ao presidente do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) para que as comportas do açude Pompeu Sobrinho, no município de Choró-Limão, sejam consertadas.
Segundo ele, em uma operação de descida das comportas elas não desceram corretamente e foram danificadas e até hoje estão quebradas, aguardando manutenção por parte do DNOCS.
Teo explicou que as comportas ficaram um pouco abertas e, com isso, a água do açude está sendo desperdiçada, assim como peixes estão morrendo porque saem pela vazão do açude.
“A água que escorre do açude pela vazão das comportas abertas não vêm a beneficiar município algum. Os peixes que vão saindo também não beneficiam ninguém, porque morrem no caminho”, explicou.
De acordo com o deputado, a população de Choro-Limão e dos municípios próximos é muito pobre e muitos vivem da pesca no açude Pompeu Sobrinho, já que foram prejudicados com a falta de chuvas neste ano.
“Quero fazer um clamor em nome da população de Choro-Limão, que está apreensiva a nos cobrar uma solução para que venha a ser resolvido esse problema o mais breve possível”, disse.
O deputado afirmou ainda que conversou com o presidente do Dnocs, Elias Fernandes, e recebeu a informação de que o problema seria solucionado. No entanto, já foi informado também de que faltam recursos para manutenção dos açudes monitorados pelo Departamento.
Teo Menezes lamentou que o problema dessas comportas esteja há mais de um ano aguardando solução pelo Dnocs, sem que nenhum prazo seja estabelecido.